sábado, 14 de maio de 2011

Zelda II: The Adventure of Link (NES) – 9,4

    Muitas vezes, a empresa quer inovar a sua fórmula de sucesso para melhorar a experiência de jogo. Mas, algumas vezes as mudanças dividem opiniões e faz com que a empresa fique com uma grande dúvida com relação a seguir ou não com o novo ideal – e são nestes momentos que uma série promissora pode ter um fim.
    Zelda II: The Adventure of Link traz o mesmo enredo da versão anterior, porém com um tema muito mais bem trabalhado e com o protagonista um pouco mais velho, desta vez com 16 anos. Grande parte das mudanças está em gameplay, algo que levantou críticas e elogios dos fãs.
    O jogador pode navegar por Hyrule, vendo o personagem a partir de uma câmera superior bastante distante, diminuindo o tempo gasto na caminhada. No entanto, caso um combate se inicie ou o personagem entre em uma caverna ou cidade, a câmera se posicionará na lateral, como nos jogos do Mario, facilitando ataques, permitindo que o jogador se agache, salte e desfira golpes. As fugas ficaram mais simples, tornando o jogo mais agradável – e para metade dos fãs a favor da mudança.
     A exploração ficou mais fácil com esta câmera, e você sabe facilmente que as respostas para alguns problemas estão nas cidades, castelos ou cavernas, exigindo que o jogador apenas tenha paciência em explorar Hyrule – algo que se tornou marca registrada da série.
     Zelda II evoluiu graficamente com relação ao anterior, com um desenho melhor de Link e seus inimigos, mas, problema com paleta de cores ou não, as cores dos personagens parecem muito limitadas. Por outro lado os fundos quando em side-scrolling são bem detalhados e belos para os tempos – exagero ou não, parecem esta a um passo de Super Nintendo.
     A sonoridade do jogo não é seu forte, mas mantém as músicas que se tornaram marca registrada da série. Os sons de ataques são bem melhores e com características que a efêmera série animada da série, The Legend of Zelda, herdou.
     Controlar Link deixou de ser complicado como na versão anterior, dedicando um botão para saltar e o outro para atacar. No overworld, com a câmera distância, basta ter olhos bem ligeiros e dedos ágeis para refazer o caminho de maneira a evitar os inimigos.
     Zelda II: The Adventure of Link é um grande jogo. Muito melhor do que a versão anterior, permitindo uma mais ágil exploração de Hyrule e simplificou o combate com os inimigos. Se gosta da série The Legend of Zelda, esta é uma boa escolha. Verá como a Nintendo e a equipe de Miyamoto, como dito no começo, tomou o caminho certo e não deixou perder esta grande série.
Porque vale a pena: O jogo melhorou muito da primeira versão: controles bons, melhor navegação, mais fácil para evitar inimigos chatos...
Porque não vale a pena: O som não é muito agradável aos ouvidos.

Notas:
Controles: 9,5
Gráficos: 9,5
Som: 9,0
História: 9,5
Diversão: 9,5

Nota final: 9,4 (excelente)

Pesquisar este blog