domingo, 29 de maio de 2011

Space Wars! (Vectrex) – 9,1

    Em 1983, os fãs de consoles pareciam esboçar uma despedida aos videogames, optando por adquirir computadores que desempenhavam maiores e mais úteis funções, além de apresentarem gráficos e sons melhores em jogos. Algumas atitudes de empresas como Atari agravaram a situação, que só foi apaziguada com o lançamento do NES pela Nintendo. Evento tal ficou conhecido como o “crash norteamericano de games de 1983”.
    Space Wars! foi lançado em 1983, para o Milton Bradley Vectrex, um dos principais “culpados” deste chamado “crash” e é hoje considerado um dos piores viodegames de todos os tempos. Em linhas gerais, este console era um pequeno monitor que relembrava um radar que demonstrava linhas monocromáticas com a possibilidade de se acrescentar um papel transparente colorido para reduzir a diferença.
    Neste jogo, o jogador controla uma espaçonave que tem como objetivo destruir outra, que ataca de volta. Durante o combate, o jogador pode ficar sem munição ou combustível, tornando-se alvo fácil do adversário. Há a possibilidade de se disputar contra o computador ou com um amigo no segundo controle.
    Apesar de ser um visual simplificado com apenas linhas nos desenhos das naves e meteoros, destaque para sua incrível física emulando os danos nas naves. Ao ser atingido na armação da retaguarda do avião, por exemplo, ela pode se desmontar, mas a nave prosseguirá em funcionamento, apesar de com limitações.
    O controle é um tanto “escorregadio”, mas parece obedecer fielmente o comportamento de uma espaçonave. Aprender a fugir e atirar requer tempo e prática, mas a diversão do jogo compensa o tempo gasto. O som não é o ponto forte do título, mas o áudio das naves explodindo e dos tiros são bem feitos. As músicas tocadas não são boas e relembram um circo.
    Apesar das grandes deficiências do console, Space Wars! é um excelente título, mas apenas para o console da Milton Bradley, e não para Master System ou NES. Se você gosta de jogos com a agilidade e o pensamento de Asteroids e a ação de Space Invaders, é um título altamente recomendado.


Porque vale a pena: Boa física e diversão garantida em dois jogadores.
Porque não vale a pena: Fica bastante repetitivo depois de um tempo.

Notas:
Controles: 9,0
Gráficos: 9,0
Som: 8,5
Ideia: 9,5
Diversão: 9,5

Nota final: 9,1 (excelente)

Pesquisar este blog