quarta-feira, 4 de maio de 2011

The X-Files: Resist or Serve (PS2) - 9,4

    O investimento em jogos para videogames atualmente é similar às grandes produções de Hollywood. Não é atípico encontrar jogos com artistas famosos dando suas vozes para suas versões eletrônicas, roteiristas conhecidos darem suas contribuições para uma história para consoles e até mesmo músicos renomados comporem trilhas sonoras para estes títulos interativos. Este jogo aqui reuniu um dos melhores seriados, Arquivo X, com a maior fidelidade possível.
    The X-Files: Resist or Serve conta a história de dois agentes especiais do FBI que avaliam casos paranormais. Neste caso, no entanto, a dupla é enviada para investigar o desaparecimento de duas gêmeas em uma cidade do interior estadunidense. No entanto, uma experiência feita nas garotas deu errado, e fez com que os civis se infectassem e se transformassem em mortos-vivos. O jogador poderá optar em seguir a história com Fox Mulder ou Dana Scully, tendo caminhos diferentes.
    Com Mulder, a história é bem mais comprida e difícil, já que o agente depara-se com inimigos mais poderosos e quebra-cabeças mais complicados. Já com Scully, apesar de não encarar inimigos difíceis, ela terá a possibilidade de realizar autópsias, sendo o grande diferencial do jogador, onde o jogador deverá fazer as incisões e preparar o estômago para revirar as vísceras do ser em questão.
    A principio, X-Files parece difícil de controlar, mas, depois de que os comandos são aprendidos, o jogador poderá notar que o título é mais fácil do que Resident Evil 4, contando com uma mira automática que facilita o trabalho de empunhar uma arma e mirar no seu inimigo. A possibilidade de desferir golpes com a mão esquerda ou direita, chutes e coronhadas tornam o combate corporal muito mais realista e interessante.
    O visual possui deficiências, principalmente a textura dos personagens – isso pode ser notado no rosto de Byers. Em algumas cenas vemos, também, a falta do motion capture, que, a meu ver, só foi feito nos movimentos mais básicos do jogo. Mas, um destaque fica para a condição dos protagonistas após serem feridos, demonstrando estarem cansados – tal chamada linguagem corporal que debutou em Resident Evil 2 - e terem sangue à mostra em suas roupas.
     Resist or Serve conta com os artistas reais do seriado, como David Duchovny, Gillian Anderson e Mitch Pileggi fazendo a dublagem de seus personagens eletrônicos. A trilha sonora foi retirada do seriado e a sonoridade do jogo empolga e assusta, principalmente o áudio das armas.
     Resumidamente, apesar de ser um jogo difícil com Fox Mulder, The X-Files: Resist or Serve é um grande título para Playstation 2, sendo uma fiel cópia ao seriado. É disparado um dos melhores jogos de horror baseados em filmes ou séries.


Porque vale a pena: É uma cópia fiel do seriado: dubladores autênticos, história aos modelos do Arquivo X...
Porque não vale a pena: Os gráficos têm seu charme, mas em alguns aspectos são bem feios. E o caminho de Mulder é impossível no final!

Notas:
Controles: 9,0
Gráficos: 8,5
Som: 10
Enredo: 10
Diversão: 9,5

Nota final: 9,4 (excelente)

Pesquisar este blog