terça-feira, 21 de junho de 2011

International Superstar Soccer Deluxe (Mega Drive) - 9,7

    International Superstar Soccer Deluxe é uma continuação quase-remake do International Superstar Soccer original lançado poucos anos antes pela Konami. O título anterior foi bem recebido pela crítica, e a empresa japonesa decidiu lançar uma nova versão do título com alguns incrementos. Muitos deles estão relacionados aos times e em pequenos detalhes nas quatro linhas.
    Um dos incrementos foi a adição de mais dez seleções ao grupo anterior, somando agora trinta e seis equipes. Isso ampliou as possibilidades de fazer partidas com equipes inferiores, como Bulgária. Outra adição foi a possibilidade de se jogar com dois jogadores contra o computador, algo muito similar ao que é possível hoje. Novas frases foram adicionadas como “um grande chute!” ou “que belo controle!”, outrora soando tardiamente ao lance, gerando um efeito engraçado.
    Outra mudança foi a melhora do visual e da inteligência artificial, bem como a câmera durante as cobranças de faltas e os escanteios, permitindo que o jogador observe toda a área para visualizar onde deve enviar a bola. Fazer curvas com a bola, o chamado aftertouch, é possível neste título, mesmo depois de feitos os arremates. Se vê mudanças na parte visual, como o relógio do tempo ou o menu das substituições. Daqui em diante, cabe o que já dissemos sobre a versão anterior:
    “Além de disputar um simples amistoso com o computador ou seu amigo, International permite que sejam simuladas uma Copa do Mundo, muito próximo da realidade, uma Liga Mundial (chamada “World Series” no jogo) com todas as seleções em um campeonato turno e returno, disputa por pênaltis ou o modo Scenario, onde o jogador seleciona uma seleção em uma situação real, como segurar um resultado diante de um time superior ou uma busca desesperada por um gol a partir de um escanteio.
    Uma das coisas a destacar em ISS é sua qualidade visual. Naqueles tempos, salvo FIFA, todos os jogadores pareciam ter um visual infantil e simples. No entanto, neste título, vemos personagens com aparência adulta, de movimentação próxima da realidade, roupas amarrotadas como nos jogos reais e números nas costas, algo nunca feito na época. Os estádios são bem feitos e os repórteres, que se encontram atrás do gol, podem ser derrubados caso você acerte uma bolada neles.
    O som não é um ponto superior no jogo. As músicas de menu só melhoraram na versão seguinte, Deluxe, e o grito das torcidas parecia um velho rádio sem estação selecionada, captando chiado e estática. Mas, o que se pode chamar a atenção é que este é um dos primeiros títulos (se não o pioneiro) de futebol a incluir narração durante o jogo. Obviamente, as frases repetiam-se muito, mas levando em consideração o que cabia em um cartucho de Super Nintendo, isso é bem satisfatório.
    Os controles são o ponto forte deste jogo e da série inteira. Eles permitiam uma rápida resposta que segue a velocidade do pensar em realizar um drible ou um arremate. Por causa disso, é possível encaixar cinco ou seis dribles quase perfeitos e várias finalizações, além de poder fazer toda esta jogada dentro da área (como no vídeo abaixo).
    Um dos poucos pontos a ser criticados em ISS é o sistema de códigos para poder continuar seu campeonato posteriormente. São muitíssimas letras e números para ser anotados, e, como de costume, era fácil errar ou perder o papel. Ainda bem que os chips “memória de acesso randômico não-volátil” surgiram tempos depois...”
    International Superstar Soccer Deluxe é um simulador de futebol fora-de-série dos anos 90 e ficará para sempre na memória de todos os seus jogadores. Se você é um fã de futebol e gostava de outros jogos de futebol daquele tempo, este título vai entretê-lo por muito tempo. Um dos melhores jogos do esporte de todos os tempos.
    Enquanto você lia, Allejo fez 1000 gols... Pela 35ª vez!
Porque vale a pena: Gráficos reais e controle simples, raridade naquele tempo.
Porque não vale a pena: Sem nenhum jogador licenciado.

Notas:
Controles: 10
Gráficos: 10
Som: 10
Licenças: 8,5
Diversão: 10

Nota final: 9,7 (uma obra de artes das pernas de Allejo...)

Acompanhe esta joia na nossa coleção: http://gprcollection.blogspot.com/2011/06/international-superstar-soccer-deluxe.html

Pesquisar este blog