segunda-feira, 30 de maio de 2011

Peter Shilton’s Handball Maradona (C64) – 9,6

    Eram seis minutos do segundo tempo do jogo Argentina e Inglaterra, válido pelas quartas-de-final da Copa do Mundo de 1986 no México, quando Maradona tenta a chamada “jogada um-dois” com seu colega de equipe Jorge Valdano. No entanto, o passe do famoso jogador chegou nos pés do meio-campista Steve Hodge, que, apesar de seu esforço para tentar tirar a bola da defesa, acaba alçando-a para a sua área. Era uma bola fácil para Peter Shilton, goleiro inglês. No entanto Maradona, que seguiu correndo após o passe, ergueu seu braço diante do arqueiro e resvalou na bola para o gol. O juiz da partida, o tunisiano Ali Bin Nasser, validou o gol que ficou conhecido como “La mano de Dios” (veja o gol aqui).
    Este é um dos eventos mais conhecidos do futebol mundial e que inspirou a Argus Press Softwares a produzir um título deste esporte nada convencional para a época, com o nome de Peter Shilton’s Football, mais popularmente conhecido como Peter Shilton’s Handball Maradona, para Commodore 64, Amstrad CPC e ZX Spectrum em 1986. Diferentemente dos jogos da época, o jogador controla apenas o goleiro em várias situações exigindo que o porteiro faça uma defesa.
    Para isso, o jogador deverá posicionar o goleiro conforme a situação e fazê-lo saltar de maneira a defender a bola. Não importa se o arqueiro agarrará a bola ou não, o importante é evitar o gol. O jogador pode optar por testar suas habilidades em um simples jogo amistoso ou uma temporada de amistosos contra times da elite inglesa, como Manchester United, Liverpool e Fulham.
    Controlar o goleiro durante um jogo é simples e apenas requer dos reflexos do jogador. O pouco de lag que o Handball Maradona demonstra ter relembra o tempo em que o goleiro toma impulso para espalmar uma bola, tornando o mais real, portanto, emocionante. Mas, diferentemente da realidade, a chance de tomar um peru é praticamente impossível.
    O som da versão para Commodore 64 conta com mais efeitos sonoros do que as outras duas versões do título, incluindo gritos como “GOAL” (após conceder um gol) e “SAVE” (depois de fazer uma defesa). O destaque fica para a leitura do título do jogo, que dita tão apressadamente, em apenas dois segundos, tornou-se uma marca inesquecível nos fãs e jogadores. Este é um feito raríssimo nos jogos antes da década de 1990, e aqui ele é bem feito.
    O visual é satisfatório, lembrando até o jogo World Cup Italia ’90, já revisado pelo GPR, com desenhos detalhados dos jogadores, destaque para as diferenças de cores do calção, da camisa e das meias, e da grande diferença entre eles. Os menus são agradáveis e fáceis de entender.
    Peter Shilton’s Handball Maradona é uma idéia diferente que faz deste jogo simples de futebol para o Commodore 64 tão especial. A partir dele percebemos a importância de um bom goleiro na meta do nosso time favorito. Se você é fã do goleiro do seu time ou quer experimentar a sensação de desempenhar esta função, este título é altamente recomendado. Um grandioso jogo.

 

Porque vale a pena: Uma idéia inusitada que só veio a ser repetida quase quinze anos depois em FIFA 11.
Porque não vale a pena: Poderiam ser simuladas contratações como Master League do PES ou Manager Mode do FIFA, mas imagino que isso é pedir demais...

Notas:
Controles: 9,5
Gráficos: 9,5
Som: 9,5
Ideia: 10
Diversão: 9,5

Nota final: 9,6 (um título quase perfeito)

Pesquisar este blog