segunda-feira, 16 de maio de 2011

The X-Files (PS1) - 8,5

    Raras foram as ocasiões em que jogos foram totalmente feitos a partir de filmagens. E estas são, outrora, péssimas lembranças. Uma delas foi o jogo Night Trap, onde o jogador deveria fazer armadilhas para capturar vampiros que queriam roubar o sangue de algumas meninas. O jogo foi mal visto por ter um enredo péssimo e cenas bastante controversas.
    The X-Files conta a história de Craig Willmore, agente do FBI de Seattle que tem como objetivo descobrir o paradeiro dos agentes especiais, protagonistas da série, Fox Mulder e Dana Scully. Ele conta com a ajuda de Mark Cook e Mary Astadourian, e dependendo das ações do personagem ao longo do jogo o comportamento destes poderá alterar. Ao longo da investigação, ele entra em contato com atividade paranormal, tornando o caso mais difícil e perigoso.
    No papel de Willmore, você investigará cenas de crime buscando balas, sangue, evidências em geral para levar ao laboratório, seguindo a rotina de um investigador. Enquanto isso o protagonista tenta entender um caso relacionado a traficantes russos.
    Um dos principais problemas do jogo é o número de CDs necessários ao longo do jogo. São quatro discos que fazem o preço ficar muito mais caro. E pelas deficiências e por sua facílima dificuldade, o título não vale tanto quanto a etiqueta diz.
    Como é um jogo filmado, não podemos falar de seus visuais (“tinha belos gráficos”, diria o Capitão Óbvio). Mas, critico a falta dos protagonistas da série como personagens jogáveis, já que estes estavam ocupados na gravação da série. Movimentar Willmore tem uma certa dificuldade em alguns momentos, mas nada de muito segredo. Usar a arma não permite uma pontaria ágil, portanto, ao ser pego de surpresa, que não é raro, a morte é praticamente certa.
    O som é um ponto não tão forte no jogo, com a trilha sonora que, por salvo a música-tema do seriado, é repetitiva e irritante. Parecem ter apenas cinco segundos, repetidos até a exaustão. O som das armas é manjado e igual em todos os momentos.
    The X-Files é um jogo repetitivo e muito fácil, tendo momentos de diversão ao investigar cenas de crime, mas nada muito além disso. Vale experimentar apenas se você for um fã da série. Caso contrário, acabará se aborrecendo. A idéia e boa, o resultado final não é tanto assim.

Porque vale a pena: Uma atmosfera ao estilo Arquivo X e a investigação de cenas de crime é interessante.
Porque não vale a pena: Som ruim e pequena presença dos protagonistas da série.

Notas:
Controles: 9,0
Gráficos: - por ser uma filmagem, não podemos qualificar gráficos, já que seria injusto.
Som: 8,5
História: 8,0   - poderia contar com a presença maior dos protagonistas
Diversão: 8,5 - divertido apenas na primeira vez que jogado.

Nota final: 8,5 (bom)

Pesquisar este blog