terça-feira, 3 de maio de 2011

Max Payne 2: The Fall of Max Payne (PS2) - 9,5

"The past is a gaping hole. You try to run from it, but the more you run, the deeper, more terrible it grows behind you, its edges yawning at your heels. Your only chance is to turn around and face it. But it's like looking down into the grave of your love, or kissing the mouth of a gun, a bullet trembling in its dark nest, ready to blow your head off."- Max Payne

    A cada mês, aquele que acompanha atentamente os lançamentos e as notícias de títulos em produção, pode perceber que há um cuidado bem maior na produção destes jogos. Isso se nota ao grande dinheiro investido em jogos: recentemente, de todo o custo de produção do filme Tron, 30 milhões de dólares foram destinados ao game. Hoje, a atenção com história e dublagem é grande.
    Max Payne 2 possui um dos melhores enredos não só dos videogames, mas de toda possível mídia. O jogador controla Max, um detetive da NYPD, que investiga uma série de assassinatos, feitos por um grupo fictício de limpeza, chamados “Cleaners”. Paralelamente, ele reencontra Mona Sax, suspeita de assassinato em um caso da detetive Winterson, gerando uma série de intrigas entre os detetives e a “assassina” em questão.
    Nos primeiros minutos, o jogador poderá sofrer para movimentar Max, disparar e buscar um local seguro – no entanto, aquele que já jogou o primeiro título não terá tantos problemas nesta versão. MP2 conta novamente com os mergulhos e o famoso Bullet Time, que reutiliza a item do “Slow-Motion” do Matrix.
     Por ser um port do computador para um console – levando em conta que os nossos desktops estão sempre alguns passos a frente de nossos videogames convencionais – grande parte das texturas foram reduzidas, e o visual foi prejudicado, as vezes dando a impressão que você não está jogando um título para Playstation 2. No entanto, devemos elogiar a física utilizada nas quedas dos cadáveres, muito próximas da realidade. É uma ótima recompensa ver um bandido despencar de uma grande altura após liquidá-lo.
     Com relação à trilha sonora nada podemos reclamar. O tema principal do jogo é épico, e passa exatamente a sensação de um filme noir de uma obscura Nova Iorque. As armas possuem sons muito bem representados, apesar de não tão fieis a seus semelhantes reais, como a Desert Eagle. A dublagem é perfeita, e a voz de Payne é inconfundível.
     Por fim, Max Payne 2 é um grande jogo e seria digno de uma versão literal, ou até mesmo um filme. A história é interessante e complexa, a engine é ótima e o jogo é bastante divertido. Do começo ao fim, uma obra-prima da Rockstar e da Remedy.

Porque vale a pena: Ótima história, grande engine e fases divertidas.
Porque não vale a pena: Texturas um pouco borradas estragam um pouco o visual.

Notas:
Controles: 9,5
Gráficos: 8,5
Som: 9,5
Enredo: 10 (valeria até mais)
Diversão: 10

Nota final: 9,5 (excelente)

Pesquisar este blog