sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ace Combat 2 (PS1) - 9,0

    Muitos dos jogos de combate aéreo não são satisfatórios no mundo dos jogos clássicos, antes mesmo de se imaginar o 3D. Muitos deles tinham a visão lateral, conhecida pelos americanos como side-scrolling, e permitiam que um avião fizesse movimentos para trás com muita rapidez, não representando a realidade.
    Afinal, raríssimos foram os simuladores da época. Destaque para o Flight Simulator, lançado, dentre outros, para Commodore 64, After Burner e Ace of Aces, para Master System. Mas nenhum destes foi tão grande quanto a série Ace Combat, considerada a principal franchise de simulação de combate aéreo, ou dogfight.
     A história do jogo é bem simples: o jogador é um piloto de uma equipe tática das Forças Unidas que busca restabelecer a ordem, após militares rebeldes armarem um golpe de estado para o Governo. Ao longo da história, percebe-se sensíveis detalhes que ocorrem nos jogos seguintes da série. Neste jogo marca o début de Kei "Edge" Nagase, que participa em outras edições da série.
    Os controles de AC2 são simples e suaves, que são facilmente compreendidos e logo adaptam as mãos de um jogador inexperiente. Mas, quem já havia jogado o primeiro episódio da série provavelmente se adaptará facilmente as pequenas mudanças. A fórmula antiga deu certo, e foi mantida. O visual do jogo agrada, já que pode-se ver os detritos dos aviões que são abatidos voarem. Os aviões representados no jogo são fieis aos usados na realidade.
    A dublagem não é melhor que o empolgante vocal de Air Combat, que vibrava e gritava durante os combates, adicionando a emoção. E com relação a trilha sonora, talvez uma das mais marcantes partes do jogo, são bastante agradáveis aos ouvidos. Os temas tocados são diretamente relacionados ao passo da missão: se você deve-se manter não detectado, uma música de suspense tocará ao fundo.
    Os combates são intensamente divertidos, velozes e interessantes. Cada avião que você adquire ao longo das missões possui sua característica particular, seja defesa, força ou velocidade. E, a partir de um certo ponto do jogo, você ainda poderá dar ordens a um colega de equipe, muito semelhante a função Wingmen do Ace Combat 5, tanto para pedir cobertura ou atacar o alvo principal.
    Ace Combat 2 é uma joia do Playstation e já entrou para história. Essa fórmula é tão boa que a NAMCO vem repetindo ela desde 1995 e não se esgotou. E provavelmente, durará por muito mais tempo.



 
Porque vale a pena: ação intensa e divertida
Porque não vale a pena: pode parecer repetitivo depois de um certo tempo e um enredo não muito interessante.

Notas
Controle: 9,0
Gráficos: 9,0
Som: 9,0
História: 8,0
Diversão: 10

Nota Final: 9,0 (excelente)

PS: Confira na parte "Melhores OSTs" para ouvir o verdadeiro Hino Nacional do Ace Combat!

Pesquisar este blog