terça-feira, 17 de maio de 2011

FIFA International Soccer (GG) - 8,9

    Game Gear é o nome do portátil da SEGA lançado em 1990, que para mim, foi infinitamente melhor do que o Nintendo Game Boy e o principal protótipo da história, já que tinha um visual e som excelentes para aquele começo de década. Muitos títulos lançados para Master System foram lançados para o portátil, já que ambos os consoles eram muito similares. FIFA teve uma aparição no console.
    Em FIFA International Soccer, você poderá escolher uma das cinquenta e duas Seleções nacionais dos anos 90 e disputar vários campeonatos, como uma simulação de Copa do Mundo, uma Liga e um Play-off, além de um simples amistoso. Apesar do número, os nomes não são licenciados, de maneira que os jogadores do Brasil tenham pseudônimos.
    Em campo, o que se percebe que FIS é um jogo rápido, que exige muitos passes e atenção dobrada na defesa. Os arremates são feitos para a direção em que o jogador está voltado, dificultando os chutes de primeira intenção. Ganhar a bola na defesa não é tão simples, mas nota-se a grande marcação de zona, fazendo que os defensores se antecipem automaticamente para roubar a bola.
    Controlar os jogadores é uma tarefa árdua no começo, mas lentamente o jogador desenvolverá habilidade suficiente para transpor a defesa com mais facilidade. A corrida é um dos problemas do jogo, exigindo que o jogador pressione várias vezes um botão para ganhar num contra-ataque, por exemplo.
    O visual do jogo é bom para aquilo que vemos no Game Gear. Os gramados são vivos e os jogadores estão bem representados, apesar de que nada muito próximo daquilo que já vimos em International Superstar Soccer. A física do jogo é boa, com direito a realísticos rebotes quando o goleiro espalma uma bola difícil.
    Curiosamente, FIFA International Soccer possui um ângulo de trás do gol, em um dos cantos, próximo a bandeira de escanteio, algo muito raro, levando em consideração que os jogos de futebol da época tem ângulos superiores, câmera alcunhada “visão de pássaro”
    O som das torcidas é o conhecido “chiado” dos videogames antigos, sendo que isso era o máximo que se poderia alcançar, é satisfatório. O som do apito está bem representado. As músicas tocadas no menu são razoáveis, nada que altere muito o ambiente de jogo.
    Em resumo, FIFA International Soccer é um bom jogo e uma ótima estréia para a série simuladora de futebol da Electronic Arts. Se você gosta de futebol e de videogames clássicos, esta é uma boa pedida. É um grande título para todas as plataformas que ocorreu, seja Game Gear, 3DO, Master System ou Super Nintendo. Ele tem tudo isso... uma brilhante e pura experiência.


Porque vale a pena: Bom visuais e um grande simulador de Copa do Mundo.
Porque não vale a pena: Leva um grande tempo para se adaptar ao controle.

Notas:
Controles: 9,0
Gráficos: 9,0
Som: 9,0
Licenças: 8,5 (não possui os nomes dos jogadores)
Diversão: 9,0

Nota final: 8,9 (bom)

Pesquisar este blog