domingo, 8 de maio de 2011

Mafia II (360) - 9,6

     Em 2002, o mundo do videogaming via o lançamento da Mafia, um jogo para computador que contava a rotina de um grupo de mafiosos dos anos 1910, incluindo as intrigas e o relacionamento entre eles. É considerado um dos melhores enredos da história dos videogames, com um final surpreendente e interessante. Mas, em 2010, o mundo viu o ressurgimento da série, com características para mais e para menos.
    Mafia II se passa nos anos 40 onde uma dupla de gangsters são escolhidos para realizar os trabalhos corriqueiros dos criminosos da época, seja aniquilar inimigos ou atacar pólos adversários, uma idéia muito similar ao primeiro jogo. No entanto, esta edição possui muito mais possibilidades de gameplay.
    Apesar de não ter um free roam como GTA IV, este título recria uma cidade com muitas funcionalidades que chamam a atenção. Você pode parar em um mecânico para modificar as cores ou as rodas do seu carro, entrar em uma loja de roupas e mudar o figurino até mesmo comprar armas e munição.
    Outra característica interessante é a maneira como a polícia e as pessoas interagem com o jogador. Por exemplo, se você for abordado a noite para ser assaltado, você pode sacar a sua arma e coagir os bandidos – desde que a polícia também não venha prendê-lo. Se caso isso acontecer você pode aceitar ficar atrás das grades, subornar o tira ou simplesmente iniciar uma fuga pelas ruas de Empire Bay e começar uma confusão.
     Muitas coisas melhoraram da versão anterior, como a sistema de golpes, muito mais realistas, permitindo combinações de socos e chutes e recriando a física real de um conflito com as mãos. Dirigir os veículos ficou bem melhor, assim como controlar a câmera, itens um pouco deficientes na versão anterior.
     As vozes não são épicas quanto às antigas, mas são suficientes. Outra característica interessante são as rádios que tocam após o jogador entra nos carros: além de ter música original dos anos 40, ela possui um locutor nos intervalos. Não é nenhuma novidade, porém é algo que vale ser destacado.
     Em um comparativo com o primeiro jogo, Mafia II é um jogo melhor em muitos aspectos. Pode o enredo não ser tão complexo quanto o anterior, mas pelas possibilidades que o jogo proporciona só prova como o título é excelente. Uma cópia de GTA IV? Talvez. Mas, pelo conjunto, isso é indiferente.



Porque vale a pena: Interpretar um gangster a moda anos 40.
Porque não vale a pena: Parece não ser tão bom visualmente.

Notas:
Controles: 10
Gráficos: 9,5
Som: 9,5
História: 9,0
Diversão: 10

Nota final: 9,6 (excelente)

Pesquisar este blog