sexta-feira, 3 de junho de 2011

FIFA Soccer 95 (Mega Drive) – 8,7

    Reutilizar a engine de um jogo anterior para um novo sem muitas mudanças podem provocar duas reações diferentes de seus jogadores: uma positiva, já que o anterior teve um bom resultado e as mudanças podem interromper esta qualidade, ou negativa, pois o título acaba entrando em uma repetição que desagrada e pode por um ponto final em uma série.
    Em FIFA Soccer 95, lançado exclusivamente para o Sega Mega Drive, o jogador pode escolher os times de oito ligas diferentes, onde inclui Serie A (Itália), La Liga (Espanha), Premier League (Inglaterra), Fussball-Bundesliga (Alemanha) e o Campeonato Brasileiro, apesar de não estarem licenciados e ter os benditos pseudônimos de jogadores originais. E, como se não bastasse, o título ainda tem os elencos da temporada 1993-94, uma atrás de qual o jogo se passa. E para piorar, muitas ligas têm times bagunçados, como o Brasileiro, que apenas compõe times de São Paulo e do Rio de Janeiro, incluindo apenas o Internacional de Porto Alegre. Parece que a EA gastou todo o dinheiro para contratar o goleiro norueguês Eric Thorstvedt para ser o jogador de capa. Péssimo trabalho.
    Nos gramados, FIFA 95 é muito idêntico ao seu antecessor e tem pouquíssimas mudanças. Foi um movimento muito arriscado da Electronic Arts, porque uma série que tinha acabado de começar ter praticamente a mesma engine, sem apresentar novidades. De qualquer forma, é mantido o jogo rápido, a troca de passes extremamente necessária e uma grande atenção na defesa. O posicionamento em campo foi melhorado, e os tiros de primeira foram melhorados.
    Os controles seguem sendo complicados e respondem com um atraso, no entanto, como na versão anterior, requerem muito prática para retirar a bola do adversário e atravessar a defesa. Este é um dos pontos positivos de uma engine mantida ao longo dos anos, não exigindo que o jogador fique reaprendendo a jogar um título da mesma série.
    O visual do jogo é igual ao anterior, melhorando apenas o desenho dos torcedores nas arquibancadas. Seu rival International Superstar Soccer possui gráficos bastante superiores feitos anos antes do que esta versão. A física do jogo é praticamente idêntica ao anterior, com incríveis rebotes do goleiro e precisão nos passes.
    O som é um dos pontos principais do jogo, sendo que a torcida tem um som muito real e os gritos parecem ser gravados de uma partida real. Após marcar um gol, o jogador escutará, além de um recompensador grito de gol, barulhos de fogos e os torcedores comemorando, dando uma atmosfera incrível no jogo. Nesta versão, também, há que se destacar os gemidos dos jogadores quando atingidos e a trilha sonora do menu, que melhorou um pouco.
    FIFA Soccer 95 é impressionantemente inferior ao FIFA International Soccer, mas segue tendo a diversão de sempre destas versões. Mas, se você busca um jogo de futebol daquela época, procure International Superstar Soccer Deluxe da KONAMI. Esta série só melhorou em 1998 em FIFA: Road to World Cup 98 para Playstation e Nintendo 64. Jogue apenas se quer conhecer a série em seu começo. Fora isso, prefira marcar gols com Allejo...
 
Porque vale a pena: Um bom visual e uma grande física.
Porque não vale a pena: O controle requer muita adaptação e as licenças são péssimas.

Notas:
Controles: 9,0
Gráficos: 9,0
Som: 10,0
Licenças: 6,0 (o ponto principal desta série e ponto fraco dessa versão)
Diversão: 9,5

Nota final: 8,7 (bom)

Pesquisar este blog