quinta-feira, 5 de maio de 2011

Alley Cat (PC) - 9,2

     DOS foi uma das épocas de ouro do mundo do videogaming. Apesar de possuir uma qualidade inferior ao Commodore 64, o segundo maior rival da Microsoft depois do Macintosh, a empresa liderada por Bill Gates conseguiu alguns bons jogos para seu desktop. Simples, porém divertidos.
     Em Alley Cat, você controla um simpático gato negro que tem como objetivo entrar em alguns apartamentos e participar de alguns mini-games, enquanto tenta evitar cães, aranhas ou vassouras. Assim que o jogador vai vencendo estes jogos, sua pontuação aumenta, assim como a dificuldade de alcançar as janelas destas residências. A ideia é simples e criativa.
     Apesar de que pareça muito difícil no começo, manusear o animalzinho pelo cenário não requer muitos segredos, nada muito além de prática. Para subir nas janelas, você precisa subir nas latas, evitar o gato que te derruba dela, pular em uma roupa para subir numa janela (quando essa não fecha e exige que você o faça de novo). E como uma característica rara para a época, o título possui suporte à joystick – que, imagino que todos concordam, é bem mais confortável do que o teclado convencional.
     O visual do título é bom, levando em consideração as limitações do computador da Microsoft – a principio ele relembra jogos do Atari, só que com um nível maior de detalhes. Tudo possui cores vibrantes, e às vezes muito fortes e inadequadas, como um quarto totalmente pintado na cor fúcsia.
     Para mim, qualquer som que toque antes dos anos 90 em um videogame, salvo algumas exceções como aboveground BGM do Super Mario Bros., é irritante aos meus ouvidos, já que constitui uma série de blips eletrônicos, que, em si, são azucrinantes. Mas, o som é razoável e suficiente para a época. Nada espetacular, nada a moda Koji Kondo.
     Alley Cat é um bom jogo para os anos 80, e pode ser um título que divirta muitos nesta época. É simpático e agradável. Se você procura matar seu tempo com algum jogo diferente, esta é a sua opção.
Porque vale a pena: Sensação de guerra incrível.
Porque não vale a pena: Não possui muitas novidades e o sistema de saúde prejudica a experiência.

Notas:
Controles: 9,0
Gráficos: 9,0
Som: 8,5
Ideia: 10
Diversão: 9,5

Nota final: 9,2 (excelente)

Pesquisar este blog