sexta-feira, 6 de maio de 2011

Forza Motorsports 3 (360) - 9,6

     Conforme sempre dizem as pesquisas, o automobilismo é o segundo esporte mais assistido pelo brasileiro, depois, é claro, do futebol. Isso se repete em vários países, como México, Argentina, o continente europeu entre outros. Vendo este grande sucesso, as desenvolvedoras de jogos começam desde muito cedo a produzir títulos de automobilismo. Um título de grande destaque é a série Forza, da Microsoft.
     Forza Motorsports 3 é jogo de corridas lançado para Xbox 360. Sua didática é como um ciclo: o jogador adquire carros, participa de corridas, aumenta seu capital e adquire um veículo mais potente. São mais de 400 automóveis incluindo carros de turismo e aqueles desenvolvidos para campeonatos e corridas em doze circuitos reais.
     O título guarda muitas semelhanças com a segunda edição, no entanto, é notável o avanço visual e técnico do título. Uma nova característica, bastante curiosa, é a possibilidade de “voltar” alguns segundos caso você faça algo errado ou ser ultrapassado. Apesar de irreal, a idéia pode ser útil, principalmente para os jogadores que costumam cometer falhas próximos ao final da disputa.
     Pilotar uma das máquinas de Forza é simples, e somado ao seu excelentíssimo visual, a experiência é superlativa e muito realista. Os danos são fielmente representados, incluindo arranhados na lataria, vidros quebrados, e perca de aerofólios e de retrovisores, sendo este último algo que ainda não havia sido pensado. As pistas são representadas como elas são na vida real, incluindo a paisagem ao fundo. Um trabalho bem feito pela Microsoft.
     O ronco dos motores e o grito da torcida são bem fidedignos à realidade, mas fica a sensação de que falta alguma coisa, algum toque que o deixe ainda mais único. Um dos grandes fatores neste jogo é a visão do interior do veículo, tornando a experiência inigualável.
     No entanto, há falhas, principalmente com relação às licenças e carência de novidades relevantes em relação ao seu antecessor, Forza 2 – algo que não fará diferença caso não tenha jogado esta versão. Apesar da grande lista de 400 carros, ela não se iguala a marca de quase 1200 veículos, de todas as épocas de Gran Turismo 5. Não espere ver o carro daquele filme ou que foi do seu tio. Outra agravante fica por conta dos campeonatos licenciados, que, por outra vez seu rival o supera – este possui até a licença da NASCAR. E por fim, o número de circuitos reais não se compara a lista do simulador da Sony.
     Mas, comparações a parte, Forza Motorsports 3 é um jogo que proporciona a experiência real de ser um piloto. E para dirigir belíssimas máquinas, como das montadoras Ferrari e Porsche, algo que pouco de nós poderemos desfrutar na vida real. Este título vale cada centavo que custa, e é um dos melhores títulos do Xbox 360.


Porque vale a pena: O visual é belíssimo.
Porque não vale a pena: Não possui tantos campeonatos, carros e pistas como o GT5.

Notas:
Controles: 9,5
Gráficos: 10
Som: 9,5
Licenças: 9,0
Diversão: 10

Nota final: 9,6 (um título quase perfeito!)

Pesquisar este blog