terça-feira, 10 de maio de 2011

Konami Hyper Soccer (NES) - 8,9

     O futebol é o esporte mais adorado no mundo. É um esporte simples de ser praticado e requer apenas uma habilidade específica e disciplina para desempenhar um papel dentro de campo – claro que, conforme maior o time, maiores são os desafios e a qualidade requerida, apesar de que tenha jogadores péssimos em times bons, mas não é este nosso mérito. No Japão, o esporte tem seu espaço dividido com o mais sucedido beisebol. Mas isso não impediu que a empresa japonesa Konami desenvolvesse uma série de jogos de cálcio de sucesso.
    O primeiro jogo de futebol da empresa foi Konami Hyper Soccer para Nintendo Entertainment System. Neste título, o jogador pode optar por fazer um simples amistoso ou participar um campeonato a moda Copa do Mundo com um dos vinte e quatro times disponíveis. Neste título, dentre outras funções, você pode ajustar as qualidades do seu time, incluindo ataque, defesa, chute e sorte, e a formação dos times.
    Ele possuía controles bastante modernos, ainda que difíceis, como cabeceios de bolas altas, chutes de voleio (visto no primeiro gol no vídeo abaixo), carinhos eficazes e até mesmo arremates de bicicleta. Mas, realizar essas manobras requer prática, tempo e muita paciência.
    No gramado, o que vemos é o máximo que um NES poderia proporcionar. Curiosamente, quando um jogador marca um gol, será exibida uma espécie de filmagem de outro ângulo, que não corresponde, na maioria das vezes, ao lance ocorrido. Seria bem interessante se a Konami demonstrasse melhor a torcida na lateral do campo e a exibição de um pequeno placar com o tempo restante. Outro fator interessante seria incluir faltas, algo carente no jogo.
    O som é algo a se reclamar em milhares de jogos que se passaram nas gerações até Mega Drive, principalmente aquelas músicas irritantes que tocam ao fundo, durante a partida. Em contrapartida, o grito das torcidas empolga e relembra os mesmos feitos em George Foreman’s KO Boxing.
    Em suma, Konami Hyper Soccer talvez seja o pior jogo de futebol da KONAMI, mas isso não se trata de um demérito: a empresa sempre buscou evoluir em seus jogos, e a cada ano, novidades e melhorias são feitas, fazendo, deste título, um embrião do que seria o Pro Evolution Soccer. Se você busca saber como começou tudo, vale testar este jogo.



Porque vale a pena: Possibilidades de alterar formações, qualidades e participar de um campeonato a moda Copa do Mundo.
Porque não vale a pena: Controlar os jogadores de futebol neste jogo é muito difícil no começo.

Notas:
Controles: 8,5
Gráficos: 9,0
Som: 9,0
Ideia: 9,0
Diversão: 9,0

Nota final: 8,9 (bom)

Pesquisar este blog