sexta-feira, 27 de maio de 2011

Star Fox Command (DS) – 9,2

    Colocar um ponto final em uma série pode condená-la de muitas maneiras: evita que a empresa faça continuações, a não ser remakes de títulos antigos, e pode fazer com que uma série caia em esquecimento. Estas decisões outrora são recebidas com lamentações dos fanáticos, que esperam sempre por títulos novos.
    Star Fox Command pretende pôr o fim na série Star Fox, que começou no Super Nintendo que fazia uso do poderoso chip Super FX. O jogo se passa no sistema Lylat, onde sempre ocorreu a série, que poderá ser destruído pelo líder de Anglar, uma terra até então inóspita. Então, resta a Fox McCloud, protagonista da série, participar das missões de maneira a acabar com os planos de Anglar. Um problema fica por conta da equipe dos jogos anteriores, que saíram da equipe de Fox, como Falco, um dos principais integrantes, que decidiu seguir uma carreira solo.
    Muito similar ao não-lançado Star Fox 2 para SNES, Command traz, a principio, um estilo tabuleiro para defender o Great Fox, nave principal do jogo encontra os líderes da equipe, requerendo estratégias para o fazer. Ao entrar em contato com os inimigos com a Arwing, a nave de combate de Fox e do resto da equipe, o jogador é transportado para uma visão em 3D muito similar ao Star Fox 64, onde controla-se Fox, que deve derrubar os inimigos.
    O multiplayer deste jogo permite que até seis jogadores locais em uma conexão sem fio compitam ou que um jogador combata contra outros dois pelo Nintendo Wi-Fi Connection. A pontuação obtida aqui se baseia não no número de naves abatidas, mas pelo número de estrelas coletadas quando estes são destruídos. Em disputas pelo Wi-Fi, o jogador possui um ranking de Z até A, que, conforme suas conquistas vão aumentando sua posição no quadro mundial.
    Controlar o Arwing é fácil e divertido. O avião tem um controle rápido, sem lag, tornando mais intensos e ágeis os combates. Mas, atirar nas naves inimigas não é tão fácil e exigem uma aproximação maior para poder disparar com precisão e evitar perder tempo.
    O som é um ponto a ser criticado. Apesar da trilha sonora razoável e da qualidade dos sons dos disparos, não vejo uma boa idéia nos diálogos no idioma Lylat, que não passa de uma amostra vocal totalmente bagunçada, dando uma desvalorização a personalidade dos protagonistas. Por exemplo, quando você está em combate e ROB 64 fala, ninguém pode tirar a atenção dos confrontos para ler as legendas da citação. Uma possibilidade curiosa é de gravar a sua própria voz e fazê-la falar o idioma Lylat. Bizarro, mas curioso.
    Os gráficos são ótimos para o Nintendo DS. Até então, a expectativa era de um visual similar a Star Fox 64, da plataforma Nintendo 64, mas pode-se notar texturas mais nítidas e polidas. Apesar dos personagens não aparecerem em 3D, suas ilustrações são perfeitas e a movimentação da boca é ótima. O desenho destes refletem a maturidade que a série atingiu.
    Star Fox Command parece pôr um ponto final na série. Muitos fãs esperam que um entre os nove finais esbocem uma continuação, que, apesar do futuro lançamento do jogo Star Fox 64 3D para o Nintendo 3DS, parece já deixar saudades. É um bom jogo e vale a pena testar ele, até mesmo se for um jogador da série Ace Combat. Um grande título.



Porque vale a pena: Relembra grandes títulos de simulador de combate.
Porque não vale a pena: Parece um pouco devagar no modo 2D.

Notas:
Controles: 9,0
Gráficos: 9,5
Som: 9,0
Enredo: 9,5
Diversão: 9,0

Nota final: 9,2 (excelente)

Pesquisar este blog