sábado, 21 de maio de 2011

World Cup Italia '90 (SMS) - 9,5

    Na Copa do Mundo de 1990 realizada na Itália não traz boas lembranças ao torcedor brasileiro. A equipe foi desclassificada nas oitavas de final diante da rival Argentina, com gol de Claudio Caniggia, aos 35 minutos do segundo tempo – equipe qual chegou na final do torneio, perdendo para a Alemanha Ocidental por um a zero, gol marcado por Andreas Brehme. A anfitriã Itália conseguiu um satisfatório terceiro lugar diante da Inglaterra, com um sofrido dois a um.
    Curiosamente, esta foi a única Copa do Mundo que recebeu três versões para videogame. Vamos tratar agora da versão mais popular, lançada para Master System no ano do torneio, que retratava o torneio de maneira bastante fiel aliado a grande qualidade gráfica do título.
    Em World Cup Italia ’90, o jogador pode escolher uma das trinta Seleções disponíveis para realizar uma partida amistosa, uma disputa de pênaltis ou fazer parte de uma Copa do Mundo. Cada time possui suas habilidades, escaladas de um a cinco com relação a ataque, defesa, velocidade e chute, entre outros.
    Os controles são bem difíceis no começo, e marcar gols com sua seleção favorita não é algo simples. O jogo é rápido e exige muitos passes, mas, depois que o jogador descobre e se aperfeiçoa nisso, começará a aproveitar o que há de melhor no jogo.
    Um fator interessante fica para as cobranças de pênalti, talvez uma das melhores experiências para defender um pênalti na história dos videogames. O goleiro pode acertar o canto, mas vai depender da velocidade da bola e dele mesmo, da habilidade e de sua sorte. O cobrador tem a função mais fácil: basta acertar a bola e enganar o goleiro. Caso tenha muitas dificuldades ao jogar este título, gaste muito tempo nas cobranças e perceberá a qualidade delas. Simplesmente perfeitos.
     A torcida está bem retratada aqui. Ela empolga muito após um gol ou uma defesa de pênalti, transmitindo com fidelidade a atmosfera de um estádio de futebol. Apesar da baixa qualidade do hardware de som do Master System, é bem suficiente. No entanto, as músicas tocadas ao longo do jogo irritam um pouco – salvo o menu que possui temas marcantes.
    O visual é ótimo. Com sua visão “bird’s eye view”, fica claro o posicionamento de seus colegas de equipe e o espaço que se tem para percorrer com a bola nos pés ou após um passe. Observar o que se passa e como deve armar o jogo custa um pouco a ser aprendido, como dito, o jogo é bem rápido, mas, pouco a pouco, o jogador passa a ver isso bem melhor.
     World Cup Italia ’90 é um dos melhores jogos de futebol da década de 90 e ainda tem muitos argumentos para ainda compor esta lista, hoje preenchida pelas séries PES e FIFA. A emoção é grande, o jogo é pegado como uma partida de futebol com grande rivalidade, as cobranças de pênaltis retratam o que ocorre nos gramados e a atmosfera é perfeita. Vale muitíssimo a pena testar este título. Se é um fã de futebol, você adorará este título.

Acompanhe nosso vídeo de gameplay em HD!
Porque vale a pena: As cobranças de pênaltis e a atmosfera são perfeitos.
Porque não vale a pena: Os controles desanimam no começo.

Notas:
Controles: 8,5
Gráficos: 9,5
Som: 9,5
Licenças: 10
Diversão: 10

Nota final: 9,5 (excelente)

Pesquisar este blog