segunda-feira, 2 de maio de 2011

Perestroika (PC) - 9,0

    Perestroika foi uma política introduzida em 1985, na antiga União Soviética por Mikhail Gorbachev, quando o mesmo percebeu que sua nação estava a beira da falência e que o socialismo precisava de alguns ajustes, como a redução de gastos com defesa. Esta manobra falhou na tentativa de reestruturar a economia dos soviéticos, graças a, dentre outros motivos, a indisposição de Gorbachev a uma reforma na agricultura.
    Mas, o que isso tem de ver com os consoles? Bem-vindo ao mundo bizarro dos jogos para videogame: um jogo que levava este nome foi lançado em 1991 por uma minúscula empresa russa chamada Locis. O título segue o estilo de jogos casuais do Atari, porém com muitas mensagens embutidas. A tela de início mostra uma versão desenhada de Gorbachev diante do Kremlin.
    Você controla um sapo que deve pular por entre as vitórias-régias para coletar pequenas bolinhas e alcançar um ponto pré-determinado no cenário, evitando alguns inimigos outrora. Até então nada de mais. Mas, as pequenas plantas flutuantes por onde o sapo pula e sempre desaparecem são, na verdade, as leis sempre mutantes da União Soviética. As bolinhas simbolizam itens de mercado, transações de moeda e taxas progressivas. E os tais inimigos são “burocratas”, que vão seguir e comer o protagonista.
    É claro que, apesar de seu valor histórico, é um jogo simples e que pode matar o seu tempo. Assim como todo jogo lançado para o DOS de 1993 para trás tem o seu charme e divertem muito. No entanto, não é um título que, se não faz parte da coleção, está perdendo muita coisa. Se optar por buscar um jogo do DOS, pegue Alley Cat, com review no dia 04 de Maio. É razoável, nada espetacular.


Porque vale a pena: O valor histórico é grande.
Porque não vale a pena: É DOS. Nesta época você poderia estar curtindo um jogo de visual e sons bem superiores...
Notas:
Controles: 8,5
Gráficos: 8,5
Som: 9,0
Enredo: 10
Diversão: 9,0

Nota final: 9,0 (excelente)

Pesquisar este blog