terça-feira, 24 de maio de 2011

Super Mario Bros. (NES) - 9,9

    As principais franquias de mascotes nos videogames passam por um período total de renovação. As séries Sonic e Mario estão passando por um período de retorno as suas origens, com o ouriço da SEGA reaproveitando idéias antigas em Sonic Generations e o encanador da Nintendo com Super Mario 3DS, baseado em um conceito de Super Mario Bros. 3. As vezes, o passado é a melhor solução para o que está em processo de estagnação.
    Em Super Mario Bros., você controla Mario ou Luigi em uma aventura por vários mundos, transpondo inimigos de maneira a resgatar a Princesa Peach das mãos de Bowser. No final das contas, sempre a princesa está em outro castelo, exceto no último, claro. O jogo segue um estilo bastante linear e pode ficar bastante enjoativo depois de algumas vezes zerado. Mas, isso não é nada para um autêntico fã de plataformas.
    Nos primeiros minutos, nota-se que os gráficos não são tão bons quanto poderíamos esperar. Podemos notar problemas similares gráficos em Zelda II, revisto em 14 de Maio de 2011, em que o desenho de ambos os protagonistas está resumido em alguns pixels com poucas cores. Mas, o desenho dos cenários é belo e agradável para o NES.
    O controle é bom e suave, permitindo uma reação rápida do jogador caso precise. Outro detalhe importante é a possibilidade de escorregar enquanto corre e altera-se a direção, fazendo a física muito real. Por outro lado, há de reclamar dos botões do título, não demérito do Super Mario Bros., mas do controle do console, já que o botão para atirar Fire Balls é o mesmo para correr.
    A trilha sonora é uma das principais do Nintendo Entertainment System. O aboveground BGM, composta pelo japonês Koji Kondo, é a mais popular do console e talvez daquela década. Seu sucesso é tamanho que ela é constantemente regravada nos mais recentes edições da série. Algo semelhante aconteceu com o som das moedas, dos saltos e de alguns inimigos, sendo que apenas o último é tocado até hoje na série.
    Em linhas gerais, Super Mario Bros. é um jogo para distrair a todos os fãs do velho gênero plataforma. Se você é um admirador da série Mario, da Nintendo, do gênero ou pertenceu a época, vale totalmente a pena testar este título. É o melhor da série 8-bit, e é referência no NES.
    Mas “a princesa está em outro castelo” passa a ser irritante depois de alguns níveis...

Porque vale a pena: É um divertido jogo, com excelente controle e uma ótima trilha sonora.
Porque não vale a pena: Os gráficos não são excelentes.

Notas:
Controles: 10
Gráficos: 9,5
Som: 10
Idéia: 10
Diversão: 10

Nota final: 9,9 (considere sua missão completa...)

Pesquisar este blog