segunda-feira, 9 de maio de 2011

James Bond 007 (Atari 2600) - 8,8

    O agente secreto mais famoso do mundo, James Bond, começou em uma série de livros criados por Ian Fleming em 1952. O sucesso cresceu quando o espião fez sua primeira aparição nos cinemas, interpretado por Sean Connery, no filme intitulado Dr. No em 1962. Não muito tarde este sucesso se extendeu ao mundo dos videogames.
    James Bond 007 foi lançado em 1983 para Atari 2600, Atari 5200,  Colecovision, Commodore 64 e Othello Multivision - um clone do japonês SEGA Master System. O jogo consiste em controlar o famoso espião em quatro missões diferentes, a bordo de um veículo com armas, baseados em quatro filmes da série. Por mais que seja o primeiro título da série e ser do começo dos anos 80, ele tem pontos muitos bons e outros muito fracos.
    Uma delas são as missões, que segue um tema vago não muito ligado ao estilo Bond - entre em um carro, evite levar tiros e acerte as esmeraldas no espaço. Possui controles fáceis, apesar de que impeçam movimentos rápidos para evitar ataques adversários. Outro é o sistema de pontuação, no começo limitado a estourar esmeraldas no topo do cenário
    O visual é razoável para época, sendo que a qualidade do desenho dos inimigos é boa. Os detalhes outrora são exorbitantes, como as estrelas no céu ou os reflexo emitido pela esmeralda que o jogador deve atirar. Os cenários mudam repentinamente, algo curioso, porém péssimo. A cada mudança, aumenta a sua dificuldade, com acréscimo de inimigos.
     Se por um lado a trilha sonora repete o que é tocado nos filmes, mas com muitas notas a menos, e o barulho das explosões são realmente interessantes, por outro o som dos tiros é ridiculo, nada próximo ao possível da época para uma Walther P99, como feito em Xenophobe, no mesmo console.
    James Bond 007, apesar de não ser um grande jogo, é um título importantíssimo que deu origem a série Bond de games. A Parker Brothers deu um bom passo ao criar o primeiro da série, mas parece não ter aproveitado bem a oportunidade. Levando em contas as limitações do console, é um bom jogo. Nada mais do que isso.
Porque vale a pena: É James Bond, portanto...
Porque não vale a pena: Controle que desanima no começo.

Notas:
Controles: 8,5
Som: 9,0
Gráficos: 9,0
Ideia: 9,0
Diversão: 8,5

Nota final: 8,8 (bom)

Pesquisar este blog