domingo, 3 de julho de 2011

Zelda’s Adventure (CD-i) – 3,9

    Em nossa segunda parte de desventuras pelo odiado Philips CD-i (patrocinado por um humorista chamado Phil Hartman que, se não fizesse piadas nas propagandas, o console já seria uma grande anedota), analisamos o jogo Zelda’s Adventure, produzido pela Viridis em parceria com a Philips, no ano de 1994. A história trata uma reversão de tema, em que, agora, o seqüestrado era Link, e não a Princesa Zelda, esta saindo em sua busca.
    Para fazer os cenários, a empresa retirou fotos a partir de um helicóptero alugado, de paisagens na ilha estadunidense Havaí, além de algumas imagens particulares dos desenvolvedores e de uma filmagem pela noite de Los Angeles. Mas, o que parece ser uma obra de arte resulta em uma tragédia: por serem fotografias e o processador do CD-i não ser uma grande coisa, há uma demora enorme quando troca de tela, dando frustrações, bocejos e muito sono. A ação já não é grande, fazendo disto um santo remédio para a insônia.
    As aberturas foram filmadas, algo meio traumatizante para mim que odeia jogos filmados, com a presença ilustre do ator Mark Andrade, que, desde aquele tempo, não dá as caras na televisão, cinema ou teatro. “Tentar e errar” é uma ação praticamente incessante neste jogo: pouca informação é dada sobre como combates os inimigos, deixando seus jogadores com a clássica expressão “Mas que diabos?”.
    Os controles lembram muito o jogo The Legend of Zelda, o primeiro título da série, onde o jogador pode ter um campo de visão bem ampliado e fácil para atacar inimigos. O som é a velha história: a música que tem é de baixa qualidade, os barulhos são manjados e a dublagem é nada profissional.
    Zelda’s Adventure é o pior jogo da série The Legend of Zelda, mas vale lembrar que ele não é canônico (ou seja, não faz parte da história original da série) e que não foi feito pela Nintendo. Não jogue, mesmo que você seja um proprietário de um CD-i e de um título deste, nem se for um fã. A única coisa de bom que saiu destes jogos foram os Youtube Poops. Nada mais.

Porque vale a pena: ...
Porque não vale a pena: Todo o resto.

Ficha Técnica:
Nome: Zelda’s Adventure
Empresa: Viridis e Animation Magic (EUA)
Distribuidora: Philips Interactive
Gênero: Ação-Aventura
Plataformas: Philips CD-i
Data de Lançamento: 5 de Junho de 1994
Classificação: E (livre)
Vendas: ???

Notas:
Controles: 8,5
Gráficos: 8,0
Som: 1,0
História: 1,0
Diversão: 1,0

Nota final: 3,9 (um fiasco)

Pesquisar este blog