sábado, 28 de maio de 2011

International Superstar Soccer (SNES) – 9,3

    Até a era 3D, muitos jogos de futebol eram difíceis por seu controle sem respostas, pela alta dificuldade, músicas irritantes que repetiam até o final de uma partida ou pela fraca qualidade gráfica. Suportar os controles e as músicas em World Cup Carnival, já revisto por este sitio, por exemplo, era terrível. ISS, FIFA e World Cup Italia ’90 foram as poucas exceções do tempo.
    International Superstar Soccer é o segundo título de futebol da KONAMI, lançado para Super Nintendo apenas. O título possuía apenas 26 seleções nacionais, desde Brasil e Argentina até País de Gales. Seus jogadores são exatamente baseados nas equipes da Copa do Mundo de 1994, realizada nos Estados Unidos – onde a Canarinho conseguiu seu tetra – apesar de faltar Marrocos, Bolívia, Arábia Saudita e Grécia, integrantes daquele torneio.
    Além de disputar um simples amistoso com o computador ou seu amigo, International permite que sejam simuladas uma Copa do Mundo, muito próximo da realidade, uma Liga Mundial (chamada “World Series” no jogo) com todas as seleções em um campeonato turno e returno, disputa por pênaltis ou o modo Scenario, onde o jogador seleciona uma seleção em uma situação real, como segurar um resultado diante de um time superior ou uma busca desesperada por um gol a partir de um escanteio.
    Uma das coisas a destacar em ISS é sua qualidade visual. Naqueles tempos, salvo FIFA, todos os jogadores pareciam ter um visual infantil e simples. No entanto, neste título, vemos personagens com aparência adulta, de movimentação próxima da realidade, roupas amarrotadas como nos jogos reais e números nas costas, algo nunca feito na época. Os estádios são bem feitos e os repórteres, que se encontram atrás do gol, podem ser derrubados caso você acerte uma bolada neles.
    O som não é um ponto superior no jogo. As músicas de menu só melhoraram na versão seguinte, Deluxe, e o grito das torcidas parecia um velho rádio sem estação selecionada, captando chiado e estática. Mas, o que se pode chamar a atenção é que este é um dos primeiros títulos (se não o pioneiro) de futebol a incluir narração durante o jogo. Obviamente, as frases repetiam-se muito, mas levando em consideração o que cabia em um cartucho de Super Nintendo, isso é bem satisfatório.
    Os controles são o ponto forte deste jogo e da série inteira. Eles permitiam uma rápida resposta que segue a velocidade do pensar em realizar um drible ou um arremate. Por causa disso, é possível encaixar cinco ou seis dribles quase perfeitos e várias finalizações, além de poder fazer toda esta jogada dentro da área (como no vídeo abaixo).
    Um dos poucos pontos a ser criticados em ISS é o sistema de códigos para poder continuar seu campeonato posteriormente. São muitíssimas letras e números para ser anotados, e, como de costume, era fácil errar ou perder o papel. Ainda bem que os chips “memória de acesso randômico não-volátil” surgiram tempos depois...
    International Superstar Soccer só não é o melhor jogo do Super Nintendo porque ele teve uma sequencia muito melhor, que ainda será analisada pelo Game Palace Reviews. Se você é um fã do futebol-arte e de games clássicos, este é um grande título. Nenhum simulador de futebol até o fim da quarta geração tenha superado a qualidade incrível de ISS.
    Enquanto você lia, Allejo marcou 61 gols pela Seleção Brasileira...
Porque vale a pena: Gráficos reais e controle simples, raridade naquele tempo.
Porque não vale a pena: Sem nenhum jogador licenciado.

Notas:
Controles: 10
Gráficos: 9,5
Som: 9,0
Licenças: 8,5 (tem Allejo, portanto...)
Diversão: 9,5

Nota final: 9,3 (excelente)

Pesquisar este blog