quarta-feira, 25 de maio de 2011

Seaman (DC) - 9,2

    Então, como eu dizia antes, há um monte de coisas maravilhosas sobre a Internet, mas, como todo o resto das coisas, não é totalmente perfeita. Pense sobre isso desta maneira: você pode fazer quase tudo na Internet: trabalhar, fazer compras, conversar, ler notícias, jogar jogos, ouvir música e muito mais coisas que queira fazer. Isso é tudo fantástico, mas, muito em breve, as pessoas não vão sair de suas casas a fim de conduzir seus negócios diários pelo computador. Você humanos ficarão preguiçosos e menos móveis. E esquecerão como lidar com outro ser cara a cara. Imagino que as coisas podem ficar feias nas próximas décadas. Cabe a vocês, humanos, saber como uso a Internet de forma inteligente, para que não seja prejudicado. – Seaman
    Esta é uma dentre as milhares de frases ditas por Seaman, um peixe com um rosto humano. É talvez a idéia mais bizarra da história dos videogames. Mas, através de um sistema de reconhecimento vocal integrado no controle, todo este tema grotesco é colocado abaixo, que, somado aos diálogos curiosos e profundos do título.
    Neste jogo, você controla um “aquarista” que tem como objetivo, desenvolver pequenos seres denominados “seamans”. Como dito, são peixes com rostos humanos, que vão crescendo lentamente, como aqueles pets virtuais que conhecemos, onde você deverá alimentá-lo e cuidar para que nada lhe possa fazer mal, podendo regular a temperatura do aquário e até as cores da água. O desafio do título fica por conta da pouca instrução que lhe é dada, fazendo de uma ação desconhecida uma tentativa.
    Apesar de ser uma idéia maluca, há o já citado ponto positivo: Seaman fala, e você pode dialogar com ele. Ele possui outrora o humor de um inconstante e rebelde adolescente, conhecimento de um adulto sobre trivia randômica e a curiosidade de uma jovem criança. Alguns destes diálogos são corriqueiros e outros sobre temas variados, como datas de aniversário. Por outro lado, algumas perguntas ou respostas são computadas erroneamente pelo jogo, dando respostas  sem sentido ou engraçadas. A inteligência artificial dos diálogos é satisfatória, apesar de que ele não possua todas as respostas para todas as perguntas – e isso é inalcançável.
    Os controles são satisfatórios, já que não há muito que movimentar durante o jogo - a não ser sua mandíbula e suas cordas vocais. O visual de Seaman é razoável para o Dreamcast e para a época. A única coisa a reclamar é a textura da areia, que poderia ser bem melhor.
    O som é excelente, um ponto fortíssimo no jogo. A narração do jogo é feita por Leonard Nimoy, conhecido por seu papel na série de sucesso “Jornada nas Estrelas”, como o personagem “Spock”, o mais conhecido destes. Já a voz de Seaman é feita por Jeff Kramer, uma constante na dublagem de jogos de videogame, dotado de um simpático timbre vocal e de um sotaque inigualável. O som da água do aquário é excelente. Não me recordo de ter escutado música, mas não faz diferença quando o foco são as vozes.
    Seaman é um bom jogo. Há títulos bastante superiores nesta mesma plataforma, mas, neste gênero, este aqui é praticamente imbatível. Conversar com o personagem pode parecer bem bizarro, mas é uma grande experiência. Convenhamos, se o diálogo não existisse neste game, ele seria um ordinário jogo de aquarismo com um peixe com feições humanas, seria mais bizarro ainda e teria uma nota bastante inferior. Vale lembrar que o título fica bem repetitivo depois de um tempo. Mas, se você gosta de peixes, uma boa conversa e quer treinar seu inglês, adote este bom título.
    O discurso de Seaman sobre o uso da internet no começo do artigo foi feito em 1999, isso quando esta ainda estava em crescimento. É adorável como a equipe soube prever algo que sofremos hoje. “Eu o avisei”, disse ele.

É um vídeo que Seaman usa do seu sarcasmo para conversar com outro sarcástico...
Porque vale a pena: Os diálogos são interessantes,
Porque não vale a pena: Parece ficar chato depois de alguns dias e o reconhecimento de voz falha no mais perfeito inglês.

Notas:
Controles: 10 (não tem uso, portanto...)
Gráficos: 9,0
Som: 10
Idéia: 8,0
Diversão: 9,0

Nota final: 9,2 (excelente)

Pesquisar este blog