segunda-feira, 20 de junho de 2011

Zeebo F.C. Foot Camp (Zeebo) – 8,4

    Zeebo F.C. Foot Camp é um jogo de futebol lançado para o falecido brasileiro nos tempos da Copa do Mundo da África do Sul em 2010. Com a recente “morte” do console, o GPR presta uma homenagem póstuma para o console tupiniquim. Neste jogo o jogador cria um avatar e participa de quatro modalidades no futebol: tiro livre, chute a gol, drible e embaixadinha. Nada mais.
    Este o jogo é uma grande justificativa do motivo que o console não foi para frente. Quando tenta ser original, o Zeebo falha, e quando copia, raramente dá certo, caso do Zeebo F.C. Super League, um pouco melhor que este aqui. E ninguém precisa ser fan-boy de algum outro controle para denegrir este, o consenso é geral. Vamos explorar a idéia deste jogo mais adiante. O visual, por  sua vez, é o clássico cel-shading usado muito em jogos da série Naruto, dando impressão de desenhos, mas com os modelos sendo em 3D. Isso está muito satisfatório no jogo.
    Os controles são um ponto bastante positivo neste jogo, por que eles ficam bem indicados na tela sobre o que se deve fazer. Durante a modalidade de dribles, por exemplo, demonstram-se os botões a ser apertados, emulando a dificuldade de realizá-los na vida real.
    No entanto, o áudio é simplesmente muito repetitivo e irritante. E a mesma interjeição que errou um arremate a todo instante, estagnando o jogo ainda mais rapidamente. A música de menu está ligada ao tema, mas, cá entre nós, o tema parece que dois palhaços vão fazer embaixadinha com uma bola de boliche em um circo. Terrível.
    A idéia deste jogo é boa, mas ela fica extremamente repetitiva depois de pouco tempo jogando. Pense comigo: qual é a graça de jogar um título que se diz de futebol sem ter uma partida com, pelo menos, quatro jogadores para cada lado? Imagino como deve ser frustrante para o comprador deste console perceber que, dos jogos de futebol que ocorrem neste console, praticamente nenhum tem a qualidade de um International Superstar Soccer 64.
    Outro problema é a falta de pelo menos uma licença. Não precisa arranjar os direitos de Drogba, Messi, Rooney ou Cristiano Ronaldo. Se se procura quinze jogadores locais, como Paulo Baier, Felipe, Rogério Ceni, Emerson Sheik, Kléber e Marcos e coloca no jogo. Buscasse também músicas de cantores brasileiros, tenho certeza que qualquer um poderia dar uma lista gigante de bandas que poderiam se incluir no jogo. Isso traria atenção para o jogo, dando um appeal melhor. Imagino que o problema deste console é capital.
    Zeebo F.C. Foot Camp é um bom jogo para se ter em um emulador (se houvesse), e não gastar dinheiro neste título recursivo. Caso você seja um infeliz proprietário de um Zeebo, experimente comprar Zeebo F.C. Super League, uma cópia de Mario Strikers. Este jogo não é recomendado, ao menos que só te falte este jogo para completar a sua coleção. Uma paupérrima idéia.

Porque vale a pena: A idéia é boa.
Porque não vale a pena: Fica terrivelmente repetitivo depois de algumas horas, sendo uma idéia repetitiva.

Notas:
Controles: 10
Gráficos: 9,0
Som: 7,5
Ideia: 8,0
Diversão: 7,5

Nota final: 8,4 (bom)

Pesquisar este blog