quarta-feira, 8 de junho de 2011

Sonic the Hedgehog 3 (Mega Drive) – 9,9

    Michael Jackson foi o maior ícone da música na história. Sua trajetória se confunde com a da SEGA em 1990 quando o “Rei do Pop” contribuiu na produção de um jogo para várias plataformas diferentes, baseado no filme do cantor Moonwalk. Continuando a parceria que teve grande sucesso, o ídolo pop compôs algumas trilhas para um jogo da série Sonic.
    Sonic the Hedgehog é o terceiro jogo da série para o Mega Drive. Por problemas com o tempo de lançamento, o jogo teria mais 20 níveis, que foram transferidos para um título separado, Sonic & Knuckles. A história é a mesma de sempre: Sonic e seu amigo Tails devem passar por vários cenários para deter Doutor Robotnik, durante o processo resgatando os animais originais do local, que foram presos em robôs. A grande diferença fica para a presença de Knuckles como rival de Sonic.
    O visual deste jogo é bastante superior as versões anteriores, com backdrops mais animados e muito mais sprites para os protagonistas. Nota-se um grande cuidado no desenho dos níveis, como sequência de springs bem posicionados, monitores de vida bem escondidos e inimigos cuidadosamente colocados de maneira a pegar o jogador de surpresa.
    Como dito antes, algumas músicas foram compostos por Michael Jackson, como a trilha de luta contra o Knuckles, tema de Ice Cap, Carnival Night e Sonic 3 Credits e provavelmente Hydrocity e Launch Base. Suas produções foram mantidas, apesar de não estar creditado. Muito disso deve-se aos escândalos que o cantor se envolveu naquele ano. Mas, ao contrário do que muitos jogadores pensam, as trilhas seguem no jogo, e são bastante similares a algumas do repertório do cantor.
    Estas trilhas presentes no jogo são inigualáveis, e, incluindo aquelas produzidas por membros do time da SEGA de fato, fazem deste título agradabilíssimo aos ouvidos. Composições dignas de um disco. Além das músicas, os sons bem trabalhados do jogo só reafirmam a qualidade sonora deste jogo, a melhor desta geração. Sem dúvidas.
    Os controles permanecem os mesmos das versões antigas, algo aqui positivo. Vale o destaque para a física melhorada, dando uma impressão mais realística da reação dos heróis ao diminuir a velocidade muito rapidamente. O alcunhado aftertouch, movimento durante um salto, ficou mais limitado, melhorando a qualidade da experiência.
     Sonic The Hedgehog 3 é um dos poucos títulos que fazem o SEGA Mega Drive uma plataforma decente. É um dos melhores jogos da série Sonic e é um cartucho “tem que ter” em qualquer coleção que se preze. Se você gosta (ou suporta) a série nessas edições recentes e sente nostalgia ao falar de plataformas, este é recomendado. Simplesmente o melhor.
Porque vale a pena: Uma grande plataforma e uma ótima trilha sonora.
Porque não vale a pena: Sempre a mesma história...

Notas:
Controles: 10
Gráficos: 10
Som: 10 (merecia muitíssimo mais)
História: 9,5
Diversão: 10

Nota final: 9,9 (Pegou todas as esmeraldas que tinha direito...)

Pesquisar este blog