sexta-feira, 10 de junho de 2011

Alex Kidd: The Lost Stars (SMS) – 9,3

    Grande parte dos leitores desta página, por certo, não conhecem este personagens de orelhas grandes e uma boa habilidade de salto. Não falo de Pernalonga, o carro-chefe da Warner Bros., e sim de Alex Kidd. Para desconhecimento de muitos, este foi a mascote da SEGA até 1991, com o surgimento de Sonic the Hedgehog. No entanto, a disputa Kidd e Mario sempre resultava na vitória do encanador ítaloestadunidense da Nintendo.
    Alex Kidd: The Lost Stars é talvez o principal jogo da efêmera série da primeira mascote da SEGA, lançado em 1989 para Master System e Arcade. O jogo consiste em controlar Kidd (e Stella nas versões para árcade) por vários cenários de maneira a reencontrar as doze estrelas dos signos e devolvê-las ao espaço. Destaque para o local onde as estrelas são enviadas ao espaço novamente, o zigurate, baseado em um espaço do Egito Antigo, que, para eles, era o mais próximo dos deuses. Ele deve correr pelos cenários e evitar seus inimigos. Conforme atingido, seu tempo diminui.
    O visual é bem inferior ao arcade, ainda assim, é um dos melhores visuais do Master System. As sprites de Kidd são bem feitas, com direito a piscar de olhos enquanto corre. Os inimigos são interessantes, curiosos e bem feitos, que, de tão subjetivos, não entendo como não viraram memes da internet ainda.
    Os controles são um aspecto negativo no jogo. Eles respondem um tanto tardiamente e parecem não ser permissivos. As vezes, ao estar muito próximo de um inimigo, Kidd é atingido. E, somado a impossibilidade do protagonista atacar seus adversários, como o spin dash de Sonic e o pulo de Mario, a experiência fica muito prejudicada.
    Os sons são o principal ponto do jogo, já que ele poderia ser refinado em consoles que possuíam o chamado chip FM. Ao escutar a música da primeira missão, imagino-a sendo refeita nos jogos seguintes da série, mas a série não decolou. Destaque para o grito de Kidd, que lembra uma “menina indefesa”.
    Em final de contas, Lost Stars é um bom jogo, com o velho espírito de um platformer. Se você gosta deste gênero, do Sonic ou Mario e da história egípcia (!) este jogo será uma grande título na sua coleção. Terá a sensação de que está jogando um Mario “com amor ao direito dos inimigos, sem bigode e com uns vinte anos a menos”.

Porque vale a pena: Um jogo a moda antiga, com qualidade visual.
Porque não vale a pena: Os controles são ruins, falta de chefes finais e a carência de ataque de Alex Kidd dificultam a qualidade do título.

Notas:
Controles: 8,5
Gráficos: 10
Som: 9,5
História: 9,0
Diversão: 9,5

Nota final: 9,3 (excelente)
Confira a matéria do GPR Collection sobre Alex Kidd: http://gprcollection.blogspot.com/2011/06/alex-kidd-lost-stars-master-system.html

Pesquisar este blog