quinta-feira, 9 de junho de 2011

The Legend of Zelda: A Link to the Past (SNES) - 9,6

    The Legend of Zelda: A Link to the Past é a terceira edição da série Legend of Zelda, o primeiro e único para o Super Nintendo. A série de Shigeru Miyamoto, também criador da já consagrada série Mario, estava em ascensão entre os jogadores dos consoles da Nintendo. Link, Zelda e Ganon ganhavam o público lentamente, obtendo o sucesso pleno em Ocarina of Time para o Nintendo 64, o melhor jogo de videogame para o Guinness Book.
    Neste título, nota-se que o enredo ficou mais bem trabalho. Aqui, o jogador controla o jovem Link em outra aventura em Hyrule. O garoto é acordado durante a noite por um pedido de socorro por telepatia da Princesa Zelda. Ele, mesmo após seu tio advertir para não sair de casa, abandona o seu lar para resgatar a princesa. Após encontrar seu tio ferido dentro do castelo, tal qual entrou escondidamente, ele faz seu caminho dentre os inimigos e chega ao local onde está aprisionada a Princesa, resgatando-a. Posteriormente, o menino tem que fazer seu caminho para deter Agahnim, o vilão do jogo que pretende roubar a Triforce.
    Link to the Past parece uma versão mais refinada do primeiro The Legend of Zelda, com texturas vívidas e bem detalhadas. Em uma análise profunda, os gráficos de Zelda são bem mais suavizados do que alguns títulos aclamados de visual para o Mega Drive, aliás, isso é uma característica que se manteve no Nintendo 64, sem a chamada pixelização.
    Controlar Link é bastante similar a versão para Nintendo Entertainment System, mas os controles respondem mais rápido do que a versão anterior. Os combates ficaram mais fluentes e agitados, acrescentando ação ao jogo, e aumentando a diversão e a fidelidade com a realidade. O jogador ainda pode optar por arremessar o que tiver em mãos nos inimigos.
    O som do jogo não é seu forte, mas algumas músicas e efeitos foram herdados por outros títulos da série. Algumas trilhas como aquela tocada no começo do jogo são repetitivas, a irritar um tanto. Os sons após obter dinheiro, obter objetos e abrir portas foram reutilizadas nos jogos seguintes, e são um destaque do título. Não é tão agradável aos ouvidos, mas suficiente.
    The Legend of Zelda: A Link to the Past é um bom jogo, que, até então, foi o melhor jogo da série. O Super Nintendo não possui muitos atrativos, assim como a geração do console, sendo este título um dos poucos que salvam o console. Se você gosta da série e adora uma ação inesperada, este será um bom título. Para mim, é tão bom que chega a ser uma surpresa. Uma qualidade que não se espera.

Porque vale a pena: Gráficos melhores e um controle mais fácil, compensando os difíceis dos últimos jogos.
Porque não vale a pena: Parece um grande remake do TLOZ do NES.

Notas:
Controles: 10
Gráficos: 10
Som: 9,5
História: 9,0
Diversão: 9,5

Nota final: 9,6 (um grande título)
Imagino que desta vez Link e suas aventuras aparecerão no Top 10...

Pesquisar este blog