segunda-feira, 27 de junho de 2011

The Getaway: Black Monday (PS2) – 9,2

    The Getaway: Black Monday é um jogo de ação produzido pela Team Soho e publicado pela Sony Computer, lançado exclusivamente para o Playstation 2. O game se passa na gigante Londres, capital da Inglaterra, onde o jogador pode explorar a cidade, representada fielmente no jogo, pelo Free Roam. Conta-se duas histórias que se encontram, uma em cada metade do jogo: uma com o Sargento Ben Mitchell, que busca informações sobre as gangues de Londres e resgatar a jornalista Jackie Philips, e outra com Eddie O’Connor, um bandido que, após um roubo mal-sucedido, tenta roubar uma obra valiosa de Viktor Skobel, um empresário da cidade.
    Dentre as possibilidades, além das missões normais, o jogador poderá participar de corridas, perseguições policiais, bem como conduzir um táxi e transportar passageiros para ganhar dinheiro em um curto espaço de tempo. No seleto elenco de artistas do jogo, destacam Dave Legeno, ator de Fenrir Greyback na série Harry Potter, que faz Eddie O’Connor, Bob Cryer, filho do humorista inglês Barry Cryer, como Ben Mitchell e Yana Yanezic, atriz e dubladora eslovena, como Nadya Prushnatova.
    O visual do jogo é excelente, principalmente quando observamos os carros, que são licenciados, que incluem marcas como Opel e Mercedes-Benz, refletirem o cenário em volta, algo raro no Playstation 2. A física de quedas é perfeita, muito similar aquela vista em GTA IV. Os rostos dos personagens estão ótimos, praticamente idênticos aos artistas reais. Os movimentos do jogo foram gravados com os próprios artistas, captando, além dos gestos, a movimentação facial destes.
    No entanto, o jogo possui inúmeras glitches que atrapalham muito o jogo, como batidas inexistentes e mortes inexplicáveis. Muitas frustram uma perseguição incrível. A inteligência artificial poderia ter sido melhor trabalhada também, já que, em alguns momentos, os adversários e os próprios civis, quando em pânico, começam a correr em círculos, e assim que os tiros acabam, eles voltam a caminhar tranquilamente, mesmo se alvejados gravemente. Cambaleando, seguem a caminhar mesmo assim.
    O som é um ponto bastante positivo no jogo. As músicas representam exatamente a ação ou o suspense de um momento, e são inesquecíveis. A dublagem é perfeita e as vozes não parecem artificiais, seja de personagens importantes ou de civis. Os tiros e o som dos motores soam bem, muito semelhantes ao que são na realidade.
    Os controles requerem um pouco de tempo para serem aprendidos, principalmente para aplicar golpes. No entanto, a mira automática facilita muito a troca de tiros, mas diminui muito a realidade. Destaque fica para o controle dos carros, que perdem bastante do chamado handling quando em alta velocidade.
    Getaway: Black Monday é um bom jogo, mas muito longe do que foi prometido pela Soho. Metrôs, barcos, lojas, nada disso está concretizado, aliás, através de glitches, que são muitas, o jogador pode acessar locais esquecidos no jogo, que foram do título antigo (veja mais no artigo do GPR Underground). É talvez um dos jogos com maior número de glitches do Playstation 2, mas segue sendo bem divertido. Se você gosta de GTA e de qualquer jogo de ação, este será um título interessante na sua coleção.

Porque vale a pena: Gráficos incríveis e uma física de quedas divertida e perfeita.
Porque não vale a pena: Muitas glitches. Isso é terrível!

Notas:
Controles: 9,0
Gráficos: 8,5 – muitas glitches
Som: 10
Enredo: 9,0
Diversão: 9,5

Nota final: 9,2 (excelente)

Pesquisar este blog