quinta-feira, 2 de junho de 2011

Colin McRae Rally 2.0 (PS1) – 9,9

     “Gráficos não fazem diferença”. Esse é uma frase comumente dita pelos fãs e especialistas de videogame, talvez uma das mais sábias citações sobre os consoles. Não podemos julgar a qualidade de H.E.R.O., já analisado pelo GPR, para o Atari 2600 pelo seu visual bastante ultrapassado. Mas, quando este critério está aliado a bons controles e sons, este é um grande candidato a ser classificado entre os melhores.
    Colin McRae Rally 2.0 é um jogo de automobilismo lançado exclusivamente para o Playstation em 2001 pela genial Codemasters. O título consiste em simular uma competição de rali, algo não tão tentado até aqueles tempos, sendo os poucos representantes Gran Turismo e Rally Masters, ambos para a mesma plataforma.
    Dentre os modos disponíveis estão “Rally”, em que o jogador simula uma temporada inteira como um piloto, “Arcade”, muito similar a anterior e “Time Trial”, onde o jogador testa as pistas que conquistou e tenta bater seu melhor tempo. Se por um lado, há mais de 30 “pistas” baseadas em oito países diferentes, algumas até licenciadas em campeonatos e circuitos existentes, mas, por outro lado, uma das limitações do jogo fica para o número de carros, pouco mais que dez.
    Mas, se esquecermos este problema, este jogo é simplesmente incrível. Seu visual é um dos mais belos do Playstation original. Vemos um trabalho fora de série da Codemasters em reflexos nos vidros, paisagens e até mesmo os destroços deixados para trás após uma batida. O dano dos veículos é extremamente realista, fazendo quebrar vidros, amassar a lataria, cair para-choques, por exemplo.
    E ainda por cima, estes danos não se limitam ao visual: após várias colisões, o câmbio para de funcionar normalmente e a tração fica prejudicada, por exemplo. E cada conserto do veículo ocupa um número pré-definido de tempo, que deve ser feito em um período de uma hora, exigindo que o jogador use isso inteligentemente.
    Os controles parecem bem difíceis no começo, tendo uma resposta bem atrasada. Mas, é perceptível como isso é proposital nas pistas da França, que são asfaltadas, sendo bem mais fáceis de fazer curvas mais intricadas. É incrível como este trabalho foi muito bem feito: dependendo do pneu, dos danos e do terreno, controlar o veículo ficará mais difícil ou mais fácil. Uma verdadeira simulação.
    A trilha sonora não é grandiosa, mas isso faz a menor diferença já que nenhuma música é tocada durante as corridas. O som dos motores, do pneu cantando no asfalto e das batidas são perfeitos e dão uma sensação bem emocionante. Destaque para a dublagem bem feita do navegador, que indicará como são as próximas curvas, facilitando ainda mais a visualização do caminho.
    Colin McRae Rally 2.0 só não é melhor que Gran Turismo 2 em automobilismo no Playstation. É uma pena que a série inteira não tenha progredido como o fez neste console. Incríveis gráficos, excelente física e ótima qualidade sonora fazem disto uma jóia. Se você gosta de automobilismo, você vai adorar este título. Se não melhor do que DiRT 3 para Xbox 360. Saudosismo? Imagino que não.
Porque vale a pena: Controles perfeitos e gráficos incríveis
Porque não vale a pena: Poucos carros – o único ponto fraco do jogo.

Notas:
Controles: 10
Gráficos: 10
Som: 10
Licenças: 9,5
Diversão: 10

Nota final: 9,9 (considere sua missão completa, Sr. Bond)

Pesquisar este blog