sábado, 18 de junho de 2011

007 Car Chase (C64) – 8,3

    Car Chase é um jogo de ação e corrida desenvolvido pela Coplin Software no ano de 1985 para o Commodore 64. O título se baseia nas perseguições automotivas dos filmes de Bond. Na época, quem fazia o agente secreto inglês era o estadunidense Roger Moore, sendo seu filme mais recente A View to a Kill. Foi o primeiro título do 007 para o Commodore 64. Nele você controla o carro de James em uma típica perseguição de carros, com direito a mísseis, metralhadoras e  tráfego a atrapalhar.
    O visual do jogo é um pouco ultrapassado e sem detalhes. Os carros parecem estar andando em pé, sobre as duas rodas dianteiras, já que quem  o desenhou muito provavelmente não sabia o que queria dizer “isométrico”, o vulgo 2.5D. Outro detalhe são as explosões, que parecem um grande mistura de cores vermelho e laranja – afinal, naquela época imaginavam que, se bateu um carro, não amassa, mas explode. Outro destaque negativo fica pela presença de chincanes, fazendo do local um autódromo e não uma estrada, por exemplo.
    Os sons dos veículos, bem como as explosões relembram a época do Atari 2600. A trilha sonora tocada durante o jogo é baseada na velha música dos filmes de Bond, porém, pela qualidade inferior de alguns computadores da Commodore, ele pode ficar devagar, tornando algo horrível de se escutar.
    Os controles respondem muito tardiamente, fazendo as curvas na menor velocidade possível, tornando inevitáveis os acidentes, impossibilitando manobras no estilo agente secreto. Em certos momentos, este controle relembra bem um beta, jogo ainda não concluído, em fase de testes. Em linhas breves, o melhor momento deste item no jogo é escolher suas opções no menu.
    Car Chase é um fraquíssimo título da série Bond, praticamente esquecível na série do agente e no Commodore 64. Se você quer mesmo jogar algum título clássico desta série, faça-o com The Duel para o Mega Drive ou Licence to Kill para Commodore 64. Um título meramente para coleção. Nada mais.
Porque vale a pena: A idéia é boa mas...
Porque não vale a pena: ...o jogo é totalmente mal feito, com som péssimo, controles horríveis e gráficos terríveis

Notas:
Controles: 7,5
Gráficos: 8,0
Som: 8,5
Ideia: 9,5
Diversão: 8,0

Nota final: 8,3 (bom)

Pesquisar este blog