sábado, 11 de junho de 2011

Resident Evil 2 (PS1) – 9,0

    Ao falarmos de jogos de terror, é lugar-comum todos os participantes do diálogo citar o nome “Resident Evil”. A série criada pela CAPCOM conquistou seu público muito rapidamente, com uma ideia inovadora somada a uma boa qualidade gráfica – sem contar o humor involuntário dos dubladores da primeira edição da série. Cada jogo parecia um autêntico thriller, algo que, afortunadamente, não se pode dizer da série em seus dias atuais, tornando-se na verdade um jogo de ação em terceira pessoa, outrora medíocre de controles e do terror que marcou a série. Para mim, Quantum of Solace para PS2 é melhor do que Resident Evil 5 para PS3.
    Resident Evil 2 é mais um jogo da era de ouro da série, lançado pela CAPCOM em 1998 para Playstation, com subseqüentes ports para Nintendo 64, Game.com, Dreamcast, GameCube, Windows XP e 9x. A história se passa dois meses depois do jogo anterior, na cidade de Raccoon. Após um acidente químico provocado pela Umbrella, uma arma biológica foi liberada na cidade, tornando quase todos os seus moradores em zumbis. Os protagonistas do jogo são Leon Kennedy, um jovem policial, e Claire Redfield, que busca pelo seu irmão Chris. Após descobrir o que ocorre no local, a dupla começa a trilhar seu caminho para uma fuga e pela própria sobrevivência.
    O que se vê é algo bastante similar ao jogo anterior: imagens em 2D tiradas a partir de modelos em 3D colocados ao fundo, com personagens e itens no autêntico 3D. Uma das melhorias com relação ao anterior são a quantidade de polígonos nos zumbis e nos protagonistas, gerando texturas mais claras e vívidas. A movimentação dos personagens ficou mais bela, mas a física de queda dos zumbis ainda deixam a desejar.
    Os controles continuam precários, muito disso deve-se a falta de uma mira automática um pouco mais inteligível: não precisa ficar de frente para alguém para efetuar um disparo – já existem cotovelos e braços articulados. No entanto, se o jogador se ambientou com os da versão anterior, pouco notará de diferente nesta versão. Sinto a carência de poder atingir os adversários com coronhadas ou pancadas de armas, como pelas costas, afinal, são zumbis, portanto lentos. Apenas em X-Files: Resist or Serve, um grande survival-horror, percebe-se esta capacidade.
    O som melhorou bastante, com uma dublagem de maior qualidade e os ruídos em geral ficaram mais reais. No entanto, sigo a comentar que a série não busca obter sons de tiros da realidade. Compare a arma principal de Leon com uma P99 ou uma Desert Eagle. Mas, se o jogador está em busca de se assustar, o som destas armas será o de menos.
    Resident Evil 2 mantém muito do que valeu a pena no Resident Evil original. Ele é um autêntico filme interativo de terror. Se você gosta de se assustar no cinema na sexta a noite e de ação intensa, este é um grande jogo. A tendência da série era melhorar, como ocorreu nesta versão. Mas, muito para frente, a CAPCOM falhou, mudando do terror para a ação. O que separa RE de 007 é apenas um James Bond. Jogue este clássico insuperável do Playstation.  
   

Porque vale a pena: Visual belo e bem feito.
Porque não vale a pena: Parece um “mais do mesmo” da versão anterior. Continua o problema do som das armas, apesar de que houve uma melhora.

Notas:
Controles: 9,0
Gráficos: 9,5
Som: 8,5
História: 9,0
Diversão: 9,5

Nota final: 9,0 (excelente)

Pesquisar este blog