domingo, 26 de junho de 2011

Gran Turismo 5 (PS3) – 9,9

    Gran Turismo 5 é um simulador de corrida produzido pela Polyphony Digital, publicado pela Sony Computer no final de 2010, exclusivamente para o Playstation 3. Dentre as novidades do título incluem a inclusão de mais pilotos adversários em uma única corrida, de seis para pelo menos dezesseis, e a inclusão de corridas de Kart, além dos campeonatos de World Rally Championship, Nascar e Super GT.
    O catálogo de carros disponíveis no título é impressionante: mais de mil carros, desde carros antiguíssimos até mesmo os mais caríssimos modelos da marca Ferrari ou Lamborghini – até a clássica Kombi de meu tio está disponível. O visual é incrivelmente perfeito e belo. No vídeo abaixo você poderá notar a precisão com que as sombras, os reflexos e as pistas estão desenhadas. A sensação é praticamente de estar no comando das belas máquinas disponíveis neste título.
    O som é talvez um ponto fraco, mas forte comparado a outros títulos. Os barulhos dos motores são gravados dos carros reais, mas, segue parecendo terrível. Nos comentários do vídeo de gameplay abaixo, foi dito que “esqueceram o aspirador de pó ligado”. O barulho dos pneus cantando é ruim, e parece que toca a qualquer hora, até mesmo quando não devia.
    Controlar os carros requer um pouco de tempo para aprender e masterizar, mas esta é uma característica da série Gran Turismo – e é para isso que existem aquelas penosas licenças. Mas, todo o trabalho duro é pago pela qualidade visual do título. Destaque que cada carro responde de uma diferente maneira, muito ligado a sua aerodinâmica.
    Gran Turismo 5 é muito melhor do que Forza Motorsports 3, apesar da física e danos no veículo do título para Xbox 360 serem bem melhores. É uma obra-prima, assim como todas as outras versões da série. Se você gosta de carros, não importa a época e de seu aspirador de pó (!), não espere muito para jogar este título.
    Agora, me diga que o motor não lembra mesmo um aspirador de pó...


Porque vale a pena: Gráficos incríveis e um tremendo catálogo de carros
Porque não vale a pena: O som poderia ser melhor, assim como a física de danos, mas é satisfatório.

Notas:
Controles: 10
Gráficos: 10
Som: 9,5
Ideia: 10
Diversão: 10

Nota final: 9,9 (por milésimos que não consegue!)

Pesquisar este blog