quarta-feira, 29 de junho de 2011

FIFA Soccer 96 (32X) - 9,5

    Em FIFA Soccer 96, lançado para o Sega Mega Drive, Sega 32X, Sega Game Gear, Playstation, Super Nintendo, DOS e Saturn, o jogador pode escolher os times de onze ligas diferentes, onde inclui Serie A (Itália), La Liga (Espanha), Premier League (Inglaterra), Fussball-Bundesliga (Alemanha) e o Campeonato Brasileiro, agora com grande parte deles licenciados. É considerado o primeiro título de sucesso da série, por permitir a customização de jogadores, como suas posições em campo e transferências.
    Nos gramados, FIFA 96 surpreende na versão para 32X porque ele faz uso de uma tecnologia da EA chamada Virtual Stadium. Nela, apesar dos jogadores serem billboards, ou seja, sprites comuns de Mega Drive com posicionamento XY, dando a entender que são em 3D, os estádios eram completamente nas três dimensões, fazendo deste título um dos mais desenvolvidos graficamente na época. E, assim como no review de FIFA 95, foi “mantido o jogo rápido, a troca de passes continua extremamente necessária e uma grande atenção na defesa.”
    Os controles ficaram mais complicados ainda, mas o lag diminuiu, apesar de ainda saltar a vista. Como na versão anterior para Mega Drive, estes requerem muita prática para retirar a bola do adversário e atravessar a defesa. Este é um dos pontos positivos de uma engine mantida ao longo dos anos, não exigindo que o jogador fique reaprendendo a jogar um título da mesma série.
    O som é bom ponto no jogo, sendo que a torcida tem um som muito real e os gritos parecem ser gravados de uma partida real. O som da bola tocando o gramado, bem como nos pés dos jogadores parece gravada. Nesta versão, também, há que se destacar os gemidos dos jogadores quando atingidos e a trilha sonora do menu, composto por Graeme Coleman.
    FIFA Soccer 96 é um passo curto para o 3D mas um grande salto na série FIFA. Em questão de controles, International Superstar Soccer Deluxe da KONAMI segue sendo melhor, mas essa tem um visual bem melhor. A série fica ainda melhor a partir de 1998 em FIFA: Road to World Cup 98 para Playstation e Nintendo 64. Se você gosta de futebol em videogames clássicos, este será um prato cheio para você.
 
Porque vale a pena: Um ótimo visual e uma grande física.
Porque não vale a pena: O controle requer muita adaptação.

Notas:
Controles: 9,0
Gráficos: 10
Som: 10,0
Licenças: 9,0
Diversão: 9,5

Nota final: 9,5 (excelente)

Pesquisar este blog