sexta-feira, 29 de abril de 2011

World Cup Carnival (C64) – 5,0

     Sócrates, Careca, Branco, Müller, Zico, Casagrande e Falcão. Esta era a equipe brasileira na Copa do Mundo de 1986 realizada no México. Apesar do grande elenco canarinho, caímos diante da França nas quartas-de-finais nos pênaltis. A seleção argentina, praticamente levada nas costas por Diego Maradona, sagrou-se campeã diante da Alemanha Ocidental. Mas, não foi só o gol de mão de Dieguito diante da Inglaterra que marcou aquele torneio. Era a primeira vez que uma Copa do Mundo tinha um jogo oficial para videogames.
     World Cup Carnival foi lançado para Commodore 64. Mas, por ostentar o título de ser um jogo oficial do Mundial, o principal campeonato de futebol do mundo, não é um bom título de futebol – imagino que o melhor jogo deste esporte neste console foi Micropose Soccer.
     O visual do jogo não é tão competitivo com os consoles da época, como o NES. Mesmo para aquela época os gráficos parecem bem ruins. Outro detalhe crítico é a baixíssima noção de física que os desenvolvedores deste jogo tinham: saltos que dariam inveja em qualquer atleta olímpico, física exagerada e uma bola que se move fora da realidade. Outra falha é a inteligência artificial dos adversários, que roubam a bola e mal sabem o que fazer com ela.
     A trilha sonora consegue colocar crianças para dormir e deixa mais tedioso o jogo. Talvez o seu tema circense tenha direta relação com o nome “Carnival” do título. E se há, foi uma péssima idéia. Os controles parecem difíceis, e requerem muita pratica. Tornam a experiência ainda mais penosa.
     Para piorar a situação do jogo, de Copa do Mundo tem apenas seu nome. Você pode controlar apenas dez equipes, e o formato do “Tournament” não segue o modelo de torneio oficial do campeonato. Um jogo ruim do começo ao fim, inclusive sua capa, onde possui uma bandeira do Fluminense pendurada ao fundo. Agora, o que o Flu tem de ver com Copa do Mundo... (O goleiro Paulo Vitor e o zagueiro Branco foram os convocados do time)
     Finalizando as contas, podemos concluir que World Cup Carnival foi um fiasco, e que só deve fazer parte de sua coleção caso você conheça alguém que te mande a imagem da ROM por e-mail. Felizmente, em 1990, a história foi diferente nos jogos de videogame. Mas para a nossa seleção...

Já que não encontramos o video do jogo, nem pudemos gerar um, encontramos uma coletânea de vídeos com jogos de futebol para Commodore 64. Considere assistir o vídeo a partir de 06:28.

Porque vale a pena: É Copa do Mundo, e deve estar faltando em sua coleção.
Porque não vale a pena: Não é um jogo de futebol. É apenas uma tentativa.

Notas:
Controles: 7,0
Gráficos: 4,0
Som: 2,0
Licenças: 8,0 (considerando que o torneio não foi fielmente representado)
Diversão: 4,0

Nota final: 5,0 (ruim)

Pesquisar este blog