quarta-feira, 20 de abril de 2011

Sonic The Hedgehog (SMS) - 9,5

    A pessoa mais leiga sobre video-games, com muita certeza, deve conhecer estes dois personagens: Mario e Sonic. O primeiro, criado pela primeira vez em 1981, é a mascote da Nintendo, sendo o carro-chefe de todos os videogames que a sua empresa criou. Já Sonic, criado dez anos depois, é o personagem da SEGA, que vem passando por um não tão bom momento na sua história.
    Se o momento atual de Sonic não é dos melhores, olhemos para onde começou tudo: Sonic The Hedgehog, lançado em 1991. Desenvolvido para várias versões, a que possui mais destaque é, com certeza, aquela lançada para Master System. Este jogo viera na memória de alguns Master Systems lançados aqui no Brasil, principalmente as gerações mais novas do console - a minha, no caso.
    O jogo conta a história de Sonic, um destemido ouriço azul que percorre certos lugares, eliminando robôs desenvolvidos pelo malévolo Dr. Robotnik, para liberar seus amigos do seu interior, e recuperar as Esmeraldas Caóticas, roubadas pelo doutor. Simultaneamente, o herói confronta-se com o cientista maluco e busca acabar de uma vez com as más intenções dele.
    Logo que o jogador assume o ouriço, poderá perceber a grande velocidade que o jogo possui. E esta velocidade, justamente, faz que o jogador corra e, outrora, acabe caindo em armadilhas, como inimigos, bottomless pits e os famosos espinhos. E isso torna o jogo dinâmico, exigindo suas habilidades e reflexo ao transpor certas localizações.
    O controle é fácil e amigável, fazendo este título fluente para todas as idades, sejam crianças ou adultos. O visual e o som não são bons, mas são satisfatórios levando em conta quanto divertido é, e acabam por fazer a menor diferença.
     Levando em conta que este jogo fez parte da infância de muita gente - como a minha, sendo o primeiro que eu joguei em minha vida - e daquele que não inseria o cartucho corretamente via o ouriço balançando sua mão, com a sua música característica, este jogo merece entrar para a seleta lista dos melhores jogos da história. Com todo mérito.

VEJA NOSSO VÍDEO DE GAMEPLAY NO YOUTUBE:




Porque vale a pena: Divertidíssimo jogo, com controle fácil e fases memoráveis. Uma pérola dos videogames.
Porque não vale a pena: Não tem valor de replay, ou seja, diminui o interesse a cada vez que você o termina.

Notas:
Controles: 10
Gráficos: 9,0
Som: 9,0
História: 9,5
Diversão: 10

Nota final: 9,5 (excelente)

Pesquisar este blog