segunda-feira, 25 de abril de 2011

Big Rigs: Over the Road Racing (PC) - 1,2

    Semana passada fizemos o review do jogo E.T., para Atari 2600, considerado por grande da imprensa como o pior jogo da história dos videogames. No entanto, passei a pesquisar por outros títulos que fossem ruins em um passado recente, que conseguisse ser pior do que o simpático alienígena de Spielberg. E apesar de que ter imaginado que minha pesquisa seria em vão, Big Rigs apareceu diante dos meus olhos.
     A capa do jogo fala que o jogador deverá entregar uma carga ilegal pelos Estados Unidos, com a polícia em sua retaguarda, em busca de prender o motorista meliante. No entanto, após alguns minutos gastos com a instalação, percebe-se que o este título trata-se de uma simples corrida entre caminhões com pilotos bem lesados, que mal sabem o que estão fazendo sentados no banco do pesado veículo. Nada de polícia. Nada de carga ilegal. Mas, dos males, este é o menor.
     Além do jogo travar aleatoriamente, Big Rigs permite que o jogador atravesse prédios, casas e qualquer parede de alvenaria sem sofrer dano, sem perder velocidade. A situação piora quando você pode escalar paredes de 90 graus sem perder velocidade. E, para completar o pacote da patifaria completa, você poderá alcançar a inacreditável velocidade de até um bilhão de quilômetros por hora, dando simplesmente marcha ré. E outro detalhe curioso é que Big Rigs não reconhece se você está passando a faixa de início para começar ou para finalizar, terminando a corrida outrora poucos segundos que começou. Grotesco.
     Mas toda esta calamidade em forma de jogo tem uma teórica explicação: a empresa ucraniana Stellar Stone decidiu lançar um jogo em pré-alpha, estágio de desenvolvimento em que pouquíssima coisa foi feita. O motivo pelo qual este lançamento foi apressado pela produtora, não se tem a mínima ideia.
     Se esquecermos estes detalhes, que, convenhamos, são bem dificeis de esquecer, o título é bastante limitado: apenas quatro caminhões para correr em três pistas - a quarta e a quinta, disponíveis no jogo, travam o computador e obriga o jogador a reiniciar. Suas telas de loading, pelo pouco trabalho feito, demoram muito. E além disso, Big Rigs não permite que o jogador configure o seu joystick, obrigando-o a usar o não tão confortável teclado. E para acabar de vez com a "jogabilidade", o controle do jogo resume-se as setas à sua direita, péssima combinação de teclas.
     A trilha sonora é repetitiva e chata e os caminhões tem barulho de carros modernos silenciosos. O visual não ajuda, já que parte das árvores e postes foram feitos na chamada técnica "billboard 2D", onde o elemento lembra uma "folha de papel", e estará sempre virada para o jogador. A textura dos automóveis é muito barata, o posicionamento das lanternas encontra-se fora do caminhão e o HUD fica para fora de seu lugar. Sem contar as coordenadas XY do jogo, característica de um jogo em estado de desenvolvimento. Um serviço muito malfeito, talvez porque nem terminado estava.
    E não podemos esquecer do clássico e infame troféu exibido ao fim do jogo, após a inevitável vitória, com as inscrições "YOU'RE WINNER!", traduzindo ao português como "você é vencedor" - nota-se a carência do artigo "o". Aquele que entende um pouco o idioma anglófono deverá notar que há a falta da palavra "THE" no meio da sentença. (Você verá mais erros de ortografia em videogames no próximo artigo).
     No resumo final desta verdadeira calamidade, Big Rigs é um jogo terrível, que não vale a pena gastar o mínimo de seu tempo. Stellar Stone fez um péssimo trabalho, e provavelmente teve esta certeza no dia em que o título chegou as prateleiras estadunidenses. Este título será bem lembrado pela história, e não por méritos.


Porque vale a pena: É engraçado ver como seu jogo, apesar que pareça irritante de vez em quando, não é tão ruim quanto este.
Porque não vale a pena: Do começo ao fim, uma grande porcaria.

Notas:
Controles: 1,5
Gráficos: 3,0
Som: 1,5
Ideia/Conceito: 0,0
Diversão: 0,0

Nota final: 1,2 (YOU'RE WINNER ! !)

Pesquisar este blog