terça-feira, 26 de abril de 2011

Pro Evolution Soccer 2011 3D (3DS) - 9,3

     O futebol eletrônico começou na metade dos anos 80, com o Pelé’s Soccer para o clássico Atari 2600. Mas, os jogos de futebol começaram a evoluir a partir de 1990, quando foram lançados Sensible Soccer, International Superstar Soccer (atual PES) e FIFA, todos possuindo versões para Mega Drive. ISS cativou seu público pelo seu controle fácil, e isso tornou-se uma palavra de ordem na gigante japonesa KONAMI. E Pro Evolution Soccer 2011 3D segue esta lei.
    O jogo possui a UEFA Champions League, a UEFA Europa League, a Copa Santander Libertadores e a UEFA Supercup, além de todos os times das principais divisões da Inglaterra, França, Itália, Holanda e Espanha. Corinthians, São Paulo, Flamengo, Cruzeiro e Internacional de Porto Alegre são os times brasileiros licenciados nesta versão. A Master League possui algumas funções que simulam um time de futebol real, apesar de que não tão bem quanto seu rival FIFA com “Manager Mode”.
    PES 2011 3D herda muitas características da versão de Playstation 2 para PES 2011, sendo, portanto, bastante familiar para aqueles que ainda tem este console. Portanto, os controles são ótimos, fáceis e fluentes, fazendo a experiência mais simples e divertida. A narração do jogo parece repetitiva de vez em quando, mas é suficiente para melhorar a qualidade do jogo. A torcida não possui seus cânticos oficiais, mas empolga quando uma bola passa próxima a trave, ou quando um jogador é expulso. A trilha sonora não é das melhores, apesar de contar com grandes bandas como Phoenix, Keane e Destine.
     O visual é excelente, com gráficos bem realistas para o portátil. Podemos ver detalhes do gramado e dos rostos dos jogadores. Eles não rivalizam com os gráficos que vemos nesta geração de videogames, como Playstation 3 ou X-Box 360, mas, como todos gamers experientes dizem, “gráfico nem sempre é tudo”. Mas que tem sua parcela de importância isso é certo.
     PES 2011 3D é um bom jogo, e com certeza agradará os sortudos proprietários do novo Nintendo 3DS. Ele não pode ter tantas licenças quanto FIFA, mas, se você busca um futebol simples, visualmente agradável e divertido, encontrou o título que buscava.



 
Porque vale a pena: PES 3D possui vários campeonatos licenciados, inclusive a Libertadores da América.
Porque não vale a pena: É uma pequena adaptação do que é o PES 2011 para PS2, sem muitas novidades.

Notas:
Controles: 10
Gráficos: 9,5
Som: 8,5
Licenças: 8,5
Diversão: 10

Nota final: 9,3 (excelente)

Pesquisar este blog