sexta-feira, 29 de abril de 2011

Sonic the Hedgehog 2 Beta (Mega Drive) - sem conceito

     Apesar de que nosso blog mantenha uma ordem cíclica sobre as séries de videogame, tendo reviews publicados ordenadamente por Sonic, The Legend of Zelda, Mario, FIFA e Pro Evolution Soccer, faço uma exceção para tratar sobre um protótipo do jogo Sonic The Hedgehog 2. Ele foi divulgado pela primeira vez no site Hidden Palace, conhecido por publicar vários protótipos de jogos, alguns até que não chegaram as prateleiras.
     Sonic 2 Beta, como chamado pelos fãs, trás alguns detalhes curiosos sobre este jogo. A primeira coisa a ser percebida é que a segunda aventura do ouriço foi montada a partir do primeiro título, como se a SEGA tivesse apenas alterado o título e as fases, mantendo o motor de jogo e alguns desenhos. Nenhum demérito, já que a engine teve leves alterações até o produto final.
     Outro interessante detalhe é a capacidade de Sonic ser projetado para trás quando acerta uma parede ou obstáculo, em alta velocidade. Isso não se encontra no cartucho final. Esta característica só veio a ser utilizada novamente em Sonic Heroes, mais de dez anos depois.
      Mas, o que mais chama a atenção dos fanáticos é o número de fases que o protótipo possui, que o levaria a ter o dobro da duração. Afortunadamente, grande número das missões estão incompletas, sendo que algumas sequer tem dados, levando o protagonista a morte automática. A mais conhecida é Hidden Palace, quase completa, com inimigos exclusivos ao nível. A explicação da fama deve-se talvez por estar no jogo final, disponível através de um código – tendo, no final, música própria (logo abaixo) e um infame monitor de vida do Tails.
     Apesar de incompletos, me fascino por protótipos. E tenho orgulho de ter jogado estes. É simplesmente o mais primitivo momento do processo de produção de um jogo. Mesmo sendo beta, tem a qualidade de um “candidato à lançamento”.

 

   Por regra, GamePalaceReviews não dá nota à protótipos que possuem fases incompletas ou em processo de modificação de engine, ao menos que o jogo não tenha sido lançado.

Pesquisar este blog