sexta-feira, 15 de abril de 2011

Goldeneye: Rogue Agent (PS2) - 8,1


    Para engano de muitos, James Bond teve seu primeiro jogo em 1983, para Atari 2600, onde o espião controlava veículos que deveriam ultrapassar seus inimigos de maneira a alcançar seu objetivo. Mas, seus jogos começaram a aumentar de popularidade a partir de Goldeneye 007, para Nintendo 64, que possuia jogabilidade inovados e gráficos utópicos para a época. Desde então, todos os jogos tentaram repetir sua fórmula, não alcançando o mesmo sucesso, no entanto.
   Goldeneye: Rogue Agent foi lançado para Playstation 2, GameCube, Xbox e DS, com uma proposta inusitada: o jogador controla um demitido agente do MI6 por violência e brutalidade excessiva, que uniu-se a SPECTRE, organização criminosa que é liderada por Auric Goldfinger, que tem como principais rivais o "Doctor No" e... James Bond.
    Uma das características mais interessantes do jogo são os gadgets que são implantados no olho do protagonista, perdido após ser baleado por Dr. No (quando ainda agente do MI6). Dentre as principais habilidades estão a de observar a movimentação inimiga através das paredes e de ativar equipamentos eletrônicos a distância.
     Os controles parecem confusos no começo, requerindo um pouco de costume em seu manuseio. Nada que impeça que o jogo flua normalmente. A dublagem é boa, contando com Christopher Lee para a voz de Franscisco Scaramanga. Os sons dos disparos não parecem tão realísticos, principalmente o som da primeira arma do jogo, Spec 9, que parece de uma "bota".
     Goldeneye: Rogue Agent é um jogo para entreter muitos fãs de FPS e James Bond, mas, se você acha que Nightfire não foi um bom jogo, será melhor você pensar em outro. Mas se arriscar, você poderá acabar por gostar dele.


Porque vale a pena: Trata-se de um bom FPS, com ação intensa e uma história diferente, com estilo Bond.
Porque não vale a pena: Alguns detalhes gráficos parecem ultrapassados e as fases parecem se repetir muito.

Ficha Técnica:
Nome: Goldeneye: Rogue Agent
Empresa: EA Los Angeles (EUA)
Publicadora: EA Games (EUA)
Gênero: FPS
Plataformas: Playstation 2, Gamecube, Xbox e DS
Data de Lançamento: 22 de Novembro de 2004
Classificação: T (adolescentes)
Vendas: 505.036 unidades vendidas (PS2)

Controle: 8,5
Segue o clássico estilo dos jogos em primeira pessoa para o PS2: o analógico esquerdo move o personagem e o direito permite mirar. Muito simples quando aprendidos, mas pode ser difícil para um novato em FPS manipular os dois sticks simultaneamente

Gráficos: 7,5
Ponto fraco. Apesar de retratar positivamente reflexos e alguns cenários, o resto parece muito antiquado, principalmente as explosões em cutscenes, que dão a impressão de 2000, e não 2004.

Som: 7,5
Sempre admiro jogos que dedicam-se a retratar os sons de tiros o mais fiel possível. Mas, Goldeneye Rogue Agent não faz jus ao que parece ser: a arma principal, SPEC 9, parece soar qualquer coisa, menos um tiro. A dublagem conta com Christopher Lee, ator de Franscisco Scaramanga dos filmes de James Bond (The Man with the Golden Gun), mas fracassa um tanto com os outros artistas.

História: 9,0
Inovador e criativo, uma das mais belas sacadas da Electronic Arts com a licença de James Bond: ser do lado mal. É inusitado. Mas, trocar tiros com Bond parece apenas uma propaganda para gerar incríveis expectativas.

Diversão: 8,0
FPS e RPG são dois gêneros de jogos que, se feitos com um carinho razoável, dão certo. No caso de Goldeneye: Rogue Agent, ele é divertido em algumas missões, mas em outras ele é simplesmente muito fácil ou tedioso. O caminho salta a vista, basta distribuir balas nos adversários e está tudo pronto. O valor de jogá-lo novamente não é muito grande, convenhamos. O multiplayer é divertido, mas não permite muitas coisas, como o uso de bots controlados pela AI, por exemplo. Em uma análise geral, é satisfatório.

Nota Final: 8,1 (bom)

Pesquisar este blog