quinta-feira, 28 de abril de 2011

The Legend of Zelda (NES) - 9,2

     Recentemente, o site G4tv.com fez uma votação entre seus internautas e membros, indagando qual seria a melhor franchise dos videogames. Apesar de uma grande disputa com a série Starcraft, a série The Legend of Zelda venceu nos dias finais da enquete – convenhamos, com toda a justiça. Mas, os fãs novatos podem não saber como esta grandiosa série começou.
    O primeiro jogo da série foi lançado em 1986 para Famicom Disk System e NES, em que o jogador, como nos outros jogos, controla o jovem Link, destinado a encontrar os oito fragmentos de uma peça chamada Triforce, que constituem três triângulos dourados, remontá-los e resgatar a princesa Zelda do vilão Ganon. Os “nintendistas” podem achar a história um pouco semelhante a de Super Mario Bros., feito um ano antes.
    Legend of Zelda é bastante estranho no começo. Como jogador, fiquei alguns minutos perdido, me perguntando para onde deveria ir, o que fazer. A principio, o jogador deve obter a espada na entrada e começar a recolher itens e fazer um pouco de arsenal e explorar o local. Um bom guia na internet é recomendado.
     Pela limitação de um cartucho de oito bits, muitos itens no jogo usam a mesma sprite, com uma paleta diferente – basicamente a mesma fotografia com coloração modificada. Talvez por isso os gráficos pareçam bem repetitivos no decorrer do uso. Manipular Link pelos cenários não é uma árdua tarefa, assim como o combater seus adversários. Afortunadamente, parece complicado no começo esquivar-se dos ataques adversários. Um pouco de costume é necessário.
    Com relação a trilha sonora, pouco posso falar, já que raramente escuto os sons emitidos por alguns videogames – geralmente escuto outras músicas. Mas, isso pode evidenciar a sua qualidade: muitos dos sons tocados no jogo não usados nas edições mais recentes do título, assim como o som de moedas da série Mario e dos aneis de Sonic.
    Por fim, podemos concluir que The Legend of Zelda é um jogo bom, apesar das dificuldades iniciais, não tão divertido quanto a época mais recente da série. Se você é um verdadeiro fã da série, recomendados que jogue este título para conhecer como a série começou e o que ela herdou. E se está conhecendo Zelda agora, vale à tentativa. A chance de você se tornar um seguidor das aventuras de Hyrule é grande.



Porque vale a pena: Um controle simples e uma história interessante. E, acima de tudo, é o início da maior franchise dos videogames.
Porque não vale a pena: O jogador fica um pouco perdido no início.

Notas:
Controles: 9,0
Gráficos: 9,0
Som: 9,0
História: 10
Diversão: 9,0

Nota final: 9,2

Pesquisar este blog