segunda-feira, 18 de abril de 2011

The Italian Job (PS1) - 9,2

    Certas franquias que deram certo no passado podem não ter uma vida longa nas novas gerações. Temos, por exemplo, a série de grande sucesso Tomb Raider, que passou por maus momentos no Playstation 2. De maneira similar, a mascote Sonic vem passando por um período de renovação, após um má sequência de jogos, sendo que um deles ganhou o prêmio de pior jogo do século.
    O enredo é baseado no filme homônimo lançado em 1969. No entanto, você deve conhecer o remake de 2003, lançado no Brasil sob o título de "Uma Saída de Mestre", com Mark Wahlberg. Esta versão ganhou um jogo para Playstation 2, que, obviamente, não foi tão bom quanto estea versão. O jogo conta a história de uma gangue que evolui lentamente ao longo do jogo, preparando-se para um grande assalto a banco.
     Diferentemente dos jogos convencionais, poucas missões não tem seu objetivo não ligado ao tema principal do enredo - Driver, por exemplo, tinha muitas fases não ligadas ao seu foco. Isso torna a história um atrativo, e é bem interessante ver sua gangue crescendo com o que se consegue. O estilo sandbox, com a possibilidade de se explorar a cidade inteira, com direito a pontos turísticos, como o gigante Big Ben e a estação King's Cross só torna o jogo mais completo e profundo.
      O visual da cidade, no entanto, parece bem borrados e diminuem a qualidade da experiência. Não podemos dizer o mesmo dos veículos dirigidos pelo jogador, com texturas bonitas e um belo efeito que representa o reflexo do carro. E por este arrojo nos veículos, a frame rate cai muito em lugares carregados, tornando a experiência do jogo ruim. Isso prejudica muito no sentido de você aprender a fazer curvas em 30FPS e tentar repetir o movimento em 60FPS.
     Apesar disso, o jogo possui pontos fortes. Além do seu enredo interessante, os controles são quase parecidos com aqueles que conhecemos no Driver. Eles são fáceis de aprender e se usar. Isso tornam as corridas pela cidade londrina muito divertidas. E, somado ao número de modos de jogo, como derrubar vários cones em sequência, percorrer trechos da cidade em menor tempo possível e adentrar um circuito com várias plataformas, a diversão é garantida por um bom tempo.
      Diferentemente do seu sucessor, The Italian Job é um jogo que pode até ter passado apagado no console, mas, ele é um joia renegada em várias coleções, e tenho certeza que faz parte da lista de favoritos de muitos - como a minha.

Porque vale a pena: História interessante e controle de fácil aprendizagem.
Porque não vale a pena: Queda muito grande de FPS ao longo do jogo que prejudica a experiência



Notas
Controles: 9,0
Gráficos: 9,0
Som: 8,5
História: 10
Diversão: 9,5

Nota final: 9,2 (excelente)

Pesquisar este blog