sábado, 2 de julho de 2011

BS The Legend of Zelda (BS-X) – 9,6

    BS The Legend of Zelda foi um jogo para o BS-X Satellaview, um aparelho desconhecido no Ocidente, produzido pela St.GIGA e a Nintendo para o seu console, Super Nintendo, que consistia basicamente em adicionar um novo compartimento de cartucho ao SNES, que captaria as informações de um satélite que, quando acessados na hora determinada, permitiam que seus proprietários jogassem títulos praticamente exclusivos em uma experiência quase online.
     Na verdade, BS The Legend of Zelda é uma adaptação do jogo The Legend of Zelda, para o NES, lançado em 1986. As diferenças na história são apenas detalhes. Destaque para a ausência de Link, protagonista da série, substituído pela mascote do console, BS-X. A história é a mesma: o herói deve encontrar a Triforce, detendo Ganon e salvando a Princesa Zelda.
    O visual é bastante similar ao jogo A Link to the Past, porém com os mesmos posicionamentos do primeiríssimo título da série – meses depois a Nintendo produziu uma versão com um mapa diferente, agradando os fãs que cresceram cada vez mais. Tudo é muito bem desenhado e colorido (como se isso fosse desenho de criança...). Controlar BS-X é simples e similar ao título do NES, nada muito impossível de se conseguir, mas parece complicado no começo.
    O som é um destaque bastante curioso para o título. Durante a aventura, o jogador deveria prestar atenção do que um senhor dizia, através da telepatia, à BS-X, com uma dublagem real, algo bastante raro para 1995. Para o cartucho de suporte do Satellaview, que tinha apenas 8MB, carregar isso era impossível, mas, grande parte disso era direcionado a memória RAM (memória de acesso randômico), que abrigava os dados, reproduzia e logo os apagava para dar espaço a outros dados. A música também é de grande qualidade, passando pela mesma situação citada na frase anterior.
    Neste último parágrafo, provavelmente recomendaria este título e diria para testá-lo no console. Mas, esta última citação é quase impossível, já que este título ficou apenas na RAM daqueles Satellaviews e se perderam, já que, muito provavelmente, foram sobrescritos. No entanto, entusiastas de emulação conseguiram recuperar parte deste projeto e transformar em ROMs, sem a locução, afortunadamente.
    Portanto, recomendamos este jogo para fãs de Zelda e deste segmento de jogos. Se seu computador for bom o bastante para funcionar tais jogos, o que provavelmente deve, procure por emuladores e pelas ROMs deste título (olhos atentos para o que baixa!) e boa diversão.

Porque vale a pena: Gráficos excelentes e som incrível para 1995 (algo não-presente nas ROMs)
Porque não vale a pena: Parece mais um mascarado “mais do mesmo” do título do NES.

Notas:
Controles: 9,0 – baseado na nota do The Legend of Zelda (NES)
Gráficos: 10 – baseado na nota do A Link to the Past (SNES)
Som: 10
História: 10 – baseado na nota do The Legend of Zelda (NES)
Diversão: 9,0 – baseado na nota do The Legend of Zelda (NES)

Nota final: 9,6 (um grande título)

Pesquisar este blog